Existem muitas razões para as pessoas abrirem um restaurante ou qualquer outro negócio no Segmento de Alimentação e Bebidas. Dentre essas razões mais comuns temos: a paixão por comida ou cozinhar, a possibilidade de criar cardápios diferenciados e o fato de esse ramo ser presente em todas as cidades do Brasil.  Mas é importante você saber que não basta somente paixão e força de vontade para obter lucros e sucesso no seu empreendimento.

Se você realmente quer saber qual o fator mais importante para ter um restaurante de sucesso continue lendo esse artigo.

Conhecendo o segredo de um restaurante de sucesso

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP), até a publicação desse artigo (outubro de 2016) existem 1,2 milhão de restaurantes no país, que empregam mais de seis milhões de pessoas e movimentam 73 bilhões de reais ao ano.

Ainda de acordo com a Abrasel, 35% dos restaurantes fecham com menos de um ano de funcionamento. Só 3 em cada 100 estabelecimentos sobrevivem mais de 10 anos.

Para se ter sucesso em um negócio no segmento de alimentação e bebidas não basta somente focar nos pratos ou produtos que você vai vender.

Vamos a um exemplo

Para exemplificar melhor, vamos pensar sobre onde você vai quando quer fazer uma boa refeição ou comemorar um aniversário ou outra ocasião especial.

Por acaso você pensa em Mc Donald’s?

Resposta: acreditamos que NÃO! Quer saber por que?

O Mc Donald’s não serve um sanduíche excepcional. Suas batatas fritas são boas, mas há centenas de outros restaurantes que fazem hambúrgueres muito melhores, não é mesmo?

segredo do sucesso do mc donalds

No vídeo abaixo, entenda mais sobre a montagem de um restaurante ou qualquer negócio no Segmento de Alimentação e Bebidas que tenha como foco o sucesso absoluto!

Continuando com o nosso exemplo:

A chave para o sucesso do Mc Donald’s  não é a sua comida, mas sim a maneira como administram o negócio. E isto está resumido em uma só palavra: consistência. As equipes do Mc Donald’s são intransigentes e chegam ao fanatismo, quando se trata dessa única palavra.

Claro que a qualidade dos alimentos importa e o Mc Donald’s é uma empresa com um marketing muito eficaz, mas aí está o nosso ponto: um ingrediente extremamente importante no sucesso de qualquer restaurante é ter a capacidade de servir todos os pratos para todos os clientes exatamente da mesma maneira e com a mesma qualidade, sempre.

Ter uma base de sistemas que irá garantir que todo alimento tenha a mesma origem, seja preparado e porcionado da mesma maneira, e servido da mesma forma todas as vezes, independentemente de quem são os funcionários que estão trabalhando, é a única maneira de criar alimentos que parecem e tem o mesmo gosto hoje, amanhã e daqui a três semanas.

Consistência produz previsibilidade, e previsibilidade é o motivo pelo qual os clientes voltam. Eles voltam porque a expectativa é que eles vão ter o mesmo tipo de comida com o mesmo sabor que tiveram a última vez, e você não faz ideia do quanto isso pesa no sucesso do seu negócio.

Quer que seus clientes voltem mais vezes?

Então copie o Mc Donald’s: faça seus pratos mais consistentes e torne a experiência do seu cliente mais previsível e satisfatória.

Leia também esses artigos, eles com certeza irão te ajudar: 

Mas não é só isso…

O que ensinamos nesse artigo de fato deve estar presente na sua rotina, para que você tenha um restaurante de sucesso, mas não é só isso.

Trabalhar a consistência e a criação de uma boa experiência para os seus clientes envolve, também, outros iniciativas.

Você sabia, por exemplo:

  • Que um cardápio bem feito gera boa experiência e aumenta seus lucros?
  • Que todas as suas receitas devem ter Ficha Técnica?
  • Que muito dinheiro pode ser perdido no que diz respeito ao estoque
  • Que os seus preços não devem ser baseados na concorrência, nem em achismo?
  • Que mostrar sua marca nas redes sociais é extremamente importante?

Todos esses pontos, e alguns outros, são trabalhados com extrema atenção por donos de restaurante que querem fazer a diferença e “chegar longe”.

Se você também tem esse objetivo, venha fazer parte da escola Domine Seu Restaurante, que contem os melhores treinamentos e os melhores mentores do segmento.

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