Criar uma pesquisa de satisfação para restaurante é imprescindível para qualquer empreendedor que tenha um estabelecimento desse tipo, e essa frase não contem nenhum exagero: trata-se de uma arma poderosíssima para a criação de um relacionamento com seu cliente, principalmente no início do seu negócio!

Aqui vão algumas perguntas a respeito:

  • Você tem a prática de fazer pesquisa de satisfação com seus clientes?
  • Você já se perguntou o que seus clientes pensam a respeito do seu negócio?
  • Você sabe realmente quem é seu cliente no que diz respeito, por exemplo, a faixa etária e hábitos de consumo?

As duas últimas perguntas podem ser respondidas facilmente por quem reserva tempo para a aplicação de pesquisas, por isso iremos abordar mais sobre esse assunto nesse artigo.

Confira a seguir.

A importância da pesquisa de satisfação para restaurante e dicas de como usá-la

Como você pode identificar o nível de satisfação dos clientes do seu restaurante?

Essa é mais uma pergunta de resposta muito simples: pergunte a eles!

Realizar uma pesquisa de satisfação é algo relativamente simples, porém é uma iniciativa que deve ser aplicada da forma correta, com propósitos bem definidos e com real compromisso com a melhoria dos serviços e produtos, visando a total satisfação dos clientes.

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As respostas colhidas na aplicação de cada pesquisa te darão munição para criar as melhores estratégias, de modo a entregar algo de valor à sua clientela: por falar nisso, nunca se esqueça de que o valor entregue é muito mais importante do que o dinheiro que será recebido pela venda dos produtos que constam em seu cardápio.

Quando o cliente enxerga valor nos seus produtos, e não apenas preço, ele se sente satisfeito e disposto a falar de sua marca para outras pessoas, simplesmente por ter se identificado com o seu propósito.

A todo momento, incentive seus clientes a apresentarem sugestões e críticas por meio de um canal direto, seja um formulário de pesquisas próximo do caixa, SAC (composto por email e/ou telefone) ou mesmo uma área específica em seu site reservada à comunicação. O mais importante, em praticamente todas essas opções, é que o cliente receba uma resposta em curto prazo, para realmente se sentir ouvido.

Analisando o conjunto de sugestões e reclamações apresentadas em um determinado período, você poderá melhorar os processos do seu restaurante, verificar itens que precisam ser modificados, valores que precisam ser revistos ou ocorrências que precisam ser evitadas. Com base nesta pesquisa, também é possível estruturar treinamentos específicos para os colaboradores e gerentes do seu restaurante.

No vídeo abaixo exploramos um pouco mais desse tema tão valioso!

Quanto mais satisfeitos seus clientes se sentirem, mais feliz você ficará ao olhar os resultados de suas pesquisas, então por que não investir em criar essa satisfação o quanto antes?

Você pode fazer isso das mais diversas maneiras, como por exemplo:

  • Criando um cardápio mais atrativo;
  • Melhorando seu atendimento;
  • Trabalhando melhor seus preços.

Para que isso seja possível, porém, é fundamental que você se esforce para aprender a fundo sobre cada um dos temas acima, e muitos outros que fazem parte do dia a dia de um restaurante! Afinal, tudo está interligado, o tempo todo.

Você sabia, por exemplo, que os preços que estão em seu cardápio precisam ser justos para o cliente e para o seu negócio, e só estarão corretos se for feito o uso da Ficha Técnica? Isso mesmo: esqueça o achismo e a forma como a concorrência trabalha os preços: é a realidade do seu negócio e do seu dinheiro que importa!

E você sabia, também, que é possível controlar todas as suas vendas, incluindo as realizadas via cartão de crédito, em planilhas automatizadas e de uso simples, o que permite um controle financeiro muito mais eficaz? E a respeito do estoque: sabia que com medidas estratégicas é possível trabalhá-lo de modo que beneficie extremamente seu bolso?

Esses e outros temas fazem parte da escola Domine Seu Restaurante, que possui treinamentos completos de marketing, gestão e vendas para ajudar empreendedores do setor da Alimentação Fora do Lar.

Seja aluno você também: aprenda a fazer seu negócio funcionar sem sua presença, tenha clientes fiéis para sua marca e leve mais lucratividade para a sua rotina. É só clicar no link acima ou no banner abaixo para obter mais informações.

Se ficar com dúvidas, estamos à disposição aqui e teremos imenso prazer em te ajudar.

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