Você já parou para pensar seriamente sobre como escolher o nome do seu restaurante? Pode não parecer, mas essa tarefa pode ser mais difícil do que escolher o nome de um filho, por isso trouxemos nesse artigo 3 dicas que irão te ajudar a chegar no nome perfeito.

Mas, antes de irmos para as dicas em si, vamos compartilhar com você um pouco da jornada do próprio Matheus Lessa na escolha do nome do seu restaurante. Foram várias etapas, incluindo perguntas aos amigos, rabiscos de nomes que fizessem sentido com a proposta do negócio e buscas na internet… Mas nada parecia impressionar de verdade.

Como a fase inicial de todo negócio é crítica por conta do volume de atividades, a decisão tomada foi a de deixar a escolha do nome para outro momento. Porém, em um dia completamente aleatório, uma chamada na TV para a novela Fina Estampa mudou completamente “o jogo”.

Eis o pensamento de Matheus na época:

A novela tinha o nome de Fina Estampa e remetia ao mundo dos desfiles e tecidos finos, e a sua ideia na época era trabalhar com cortes nobres. Não demorou muito para ele chegar ao nome ideal para o restaurante: Fino Espeto!

Mas esse, claro, é apenas um exemplo para te inspirar. Existem muitas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Confira abaixo algumas delas.

Dicas de como escolher o nome do seu restaurante

1. Lembre-se que o nome escolhido deve se conectar com sua proposta 

O nome do seu restaurante precisa se conectar com o produto oferecido ou o tipo de serviço do seu negócio.

No meu caso de Matheus Lessa, o core business envolvia mais de 50 sabores de espetinhos gourmet, então nada mais apropriado do que a palavra “fino” antes da palavra “espeto”, já que a palavra remete a requinte e elegância.

Uma observação muito importante: se o nome escolhido for um nome composto, assim como no exemplo Fino Espeto, ele precisa ter uma boa dicção para que facilite a pronúncia por parte dos clientes.

2. Registre o nome do seu restaurante

A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa e, quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente. Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo) visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços em relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens.

Ela também certifica a conformidade dos produtos e serviços com normas ou especificações técnicas determinadas pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regula a concessão e o regime de marcas e patentes no território nacional.

Por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais pelos consumidores. Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.

Como registrar sua marca

Para ter um logotipo que identifique o negócio e tenha exclusividade sobre o nome escolhido, o empreendedor precisa registrar a marca de sua empresa.

Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Por meio do site do INPI, o empresário terá acesso ao Guia Básico de Marca. Clique aqui para conhecer o conteúdo.

É importante registrar o domínio da sua marca

Domínio é o endereço de um site  na Internet, onde o usuário irá digitar para achar sua empresa.

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Veja as principais vantagens de registrar um domínio:

Credibilidade
Ter seu próprio domínio demonstra que o seu empreendimento é sério e organizado.

E-mail próprio
Você poderá ter e-mails corporativos personalizados com o nome do seu domínio (exemplo: seunome@suaempresa.com.br), o que também ajuda a dar ao seu negócio um aspecto muito mais profissional.

Maior alcance na Internet
Sites de busca, como o Google, dão prioridade às páginas que contam com um domínio próprio.

Dessa forma, ao registrar seu domínio você vai permitir que seu site seja encontrado com mais facilidade nos dispositivos de busca. Suas visitas irão aumentar, assim como as oportunidades de negócio.

Proteção da sua marca
O registro do domínio próprio ajuda a resguardar a marca e a reputação da  sua empresa na Internet. Esta é a garantia de que ninguém mais utilizará o nome do seu negócio na web além de você.

Além de registrar o domínio, é importante também contratar uma empresa que desenvolva seu site com responsabilidade, ter um bom provedor de  hospedagem e divulgação de sua empresa na Internet.

Mais uma dica: caso ainda não tenha registrado a sua marca, Clique Aqui para acessar o Registro.br

3. Tenha uma logomarca profissional 

Muitos empreendedores investem recursos financeiros em vários pontos do restaurante e acabam esquecendo de cuidar da logomarca, fazendo-a de qualquer forma.

Uma logomarca amadora, porém, pode transmitir para o seu cliente uma péssima impressão do seu restaurante. Para evitar que isso aconteça, procure uma ajuda profissional: garantimos que será investimento, e não “um gasto”. Afinal, ao ter o profissional certo cuidando dessa parte, você irá transmitir credibilidade, confiança e cuidado com o seu negócio.

Gostou dessas dicas?

A fase de abertura de um restaurante envolve muitos outros aspectos, e nós podemos te ajudar em todos eles.

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Se ficar com dúvidas, entre em contato.

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