Somente na hora de tirar as ideias do papel e aplicá-las é que os empreendedores entendem o quão complexo pode ser montar um bar. Pode ser, inclusive, que você esteja passando por isso nesse exato momento, e é importante que tome alguns cuidados a respeito, por isso listamos, nesse artigo, 5 dicas práticas sobre o assunto.
Mas, antes dessas dicas em si, temos outra para te dar: se planeje, para não ter que fechar as portas!
Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 80% dos bares e restaurantes fecham as portas antes de completarem 2 anos de vida. E claro que falta de conhecimento e planejamento são os principais motivos.
Por isso, se você realmente quer saber como montar um bar, é fundamental criar uma base de informações e conhecimento antes de pensar em qualquer outro ponto do seu futuro negócio.
Vamos às dicas?
Dicas de como montar um bar
Como mencionado acima, a busca por conhecimento deve ser constante, e você pode obtê-lo de diversas formas.
Pode, por exemplo, trabalhar de graça em algum bar para observar a operação, ou optar por contratar somente colaboradores com vasta experiência na área. Caso se sinta inseguro pode, também, contratar ajuda especializada: um consultor, por exemplo, pode ser muito útil, principalmente no início de sua jornada. O SEBRAE pode te auxiliar nesse processo.
Muitos bares fecham as portas simplesmente porque algumas medidas primordiais não foram tomadas devido à falta de conhecimento, então não cometa o erro de começar sem saber nada.
Comece se guiando pelas dicas abaixo:
Planeje todos os detalhes do bar desde o início
O ideal é se cercar do máximo de informações possíveis, obtendo respostas para as principais perguntas. Vamos a um exemplo simples:
- Você planejou o seu evento de inauguração?
- Criou uma lista com os nomes das empresas ou pessoas que considera relevantes para formação de opinião sobre o seu bar?
- Possui um planejamento para divulgação do seu bar nas mídias sociais?
TUDO está ligado a planejamento e os detalhes farão o sucesso do seu bar!
Aprenda a dizer não
“Foco é saber dizer não.”
Essa simples frase contém um ensinamento muito importante: você precisa manter sua identidade e seus ideais, não aceitando toda oportunidade que aparecer só por parecem interessantes e vantajosas. Acredite: após abrir seu bar, não será raro se deparar com pessoas com as mais diversas propostas, mas a grande dica é não agir por impulso, combinado?
Diga não sempre que for preciso, respeitando seu core business: clique aqui para acessar um artigo mais aprofundado falando sobre esse tema
Tenha uma gestão financeira rígida
Não é raro encontrar empreendedores que, no início do negócio, desviam a atenção e os recursos para pontos que muitas vezes não precisam de grandes investimentos, como decoração e equipamentos de última geração.
Nada impede que você também invista neles, mas, antes disso, é preciso que você tenha total controle do seu financeiro, dando prioridade aos seus insumos e suas despesas realmente necessárias.
A falta de dinheiro ou capital de giro são os dois maiores vilões para o fechamento da maioria dos bares, sendo primordial que você saiba evitá-los.
Entenda melhor no vídeo abaixo:
Estude seu público-alvo
Muitos empreendedores começam seus bares olhando para a direção errada.
Não seja um deles, e comece seu projeto pensando sempre em como seu produto ou serviço poderá suprir uma dor/necessidade/desejo do seu futuro cliente. Não abra o seu negócio pensando somente no que você gosta de fazer ou cozinhar. Se as pessoas para quem você for vender não comprarem a sua ideia, acredite: você estará com sérios problemas.
Leia também:
Escolha seu ponto de venda com atenção
Essa, sem dúvidas, é uma das principais dicas que poderíamos te dar, afinal todos os pontos ligados à escolha do ponto de venda devem ser bem analisados para que um bar realmente tenha chances de sucesso.
Pontos importantes como:
- Situação do imóvel em relação à prefeitura;
- Liberação de licenças;
- Contratos (clique aqui para ter acesso a mais informações sobre esse tema);
- Melhorias e reajustes necessários.
Pontos como esses são simplesmente ignorados por muitos empreendedores, o que certamente resulta em algum tipo de problema.
Comece seu bar da forma certa
Você só terá resultados diferentes, se tiver atitudes diferentes.
Iniciar a operação de um negócio em nosso mercado exige tempo e dinheiro. Tenha foco claro, seja observador, busque conhecimento e se possível procure um mentor.
Você também pode aprender, e muito, com materiais como o ebook Os Segredos dos Restaurantes de Sucesso, que contém todas as dicas também para quem está pensando em montar um bar e não saber ao certo como trabalhar questões como criação de cardápio e marketing.
Clique no link acima ou no banner abaixo para mais informações. Se preferir, entre em contato e fale diretamente com a nossa equipe sobre esse material incrível!