“O cardápio é sua porta de entrada, sua vitrine, seu primeiro contato com o cliente. Valorize cada detalhe e não se esqueça que em nosso ramo, uma abordagem bem feita é um grande passo na construção de relacionamento e satisfação”. E é com base nessa frase que separamos nesse artigo 5 dicas de como criar um cardápio para restaurante.

Para muitos empreendedores o cardápio é um cartão de visita, o que não deixa de ser verdade, mas ele vai muito além, sendo tão importante quanto um bom garçom, por exemplo. E é por isso que ele merece total atenção.

Quer aprender mais e descobrir como criar o melhor cardápio para o seu negócio?

Então confira as dicas abaixo.

Dicas de como criar um cardápio para restaurante

#01 – Dedique-se ao seu primeiro cardápio

É comum que, na hora de montar o primeiro cardápio, muitos donos de restaurante sintam que não estão preparados, principalmente no que diz respeito à precificação. Isso por que se deixam levar por dúvidas, incertezas e alguns questionamentos, como:

  • Como cobrar?
  • E se o cliente achar muito caro?
  • E se o valor cobrado for baixo demais para o negócio?

São muitos “e se”, mas existem 3 dicas simples que irão abrir seus olhos e te ajudar nessa jornada.

Você precisa:

1) Ter uma Ficha Técnica muito bem definida, para todos os pratos e bebidas do seu restaurante. Essa ficha te ajudará a ter o total controle quanto a medidas, tempo de preparo e custos de cada produto. 

2) Valorizar itens com maior margem de lucro ou que você tenha como diferencial em seu restaurante (falaremos mais a frente sobre isso).

3)  Conhecer seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida).

Ainda não sabe do que se trata?

Nada mais é que a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria, até que ela seja vendida. Não se engane: esse dado é de vital importância para seu cardápio, porque a partir dele você vai conseguir calcular e dimensionar seus lucros.  

Explicando de forma mais simples: o valor recebido por cada prato vendido não é o lucro real que você terá daquele produto, certo? Afinal, você ainda terá que descontar o valor das suas despesas de produção e armazenamento. E é esse conjunto que corresponde ao seu CMV.

Então anote TUDO relacionado a cada prato ou bebida e só depois comece a pensar em valores de venda. Combinado?

#02 – Dê bons nomes e boas descrições para seus produtos

É importante criar uma conexão entre seu estabelecimento e os nomes escolhidos para os itens do seu cardápio, o que ajuda a fortalecer a identidade e trabalhar melhor a marca da mente do cliente.

Porém, muito cuidado com exageros! Nomes demais podem transformar seu cardápio em um “classificado de jornal ou revista” dificultando a leitura e prejudicando o objetivo final, que é aumentar o poder de decisão do cliente por determinado prato ou bebida.  

Uma outra iniciativa que pode ajudar na escolha do seu cliente é criar uma descrição criativa do que está sendo vendido. Mas, lembre-se de aplicar essa descrição somente nos pratos que mereçam destaque, sendo breve e objetivo no que deseja dizer.

Vamos a um exemplo prático de utilização:

Ao invés de simplesmente dizer em seu cardápio que existe um filé por R$49,90 em seu restaurante, você poderia ser mais ousado, criando uma descrição como essa:

357Filé Nordestino (Suculentos cubos de filé mignon, cobertos por rodelas de cebola douradas na manteiga de garrafa, batata frita bem sequinha e um delicioso pão de alho) 49,90

Percebeu a diferença?

Uma descrição bem feita não só valoriza a o prato, como também aguça a imaginação do cliente quanto à degustação do mesmo.

#03 – Use o gatilho da prova social

Imagine que você e sua família estão com fome decidem ir ao shopping para almoçar em um restaurante que você já frequenta. Ao chegarem lá, se deparam com a maioria dos restaurantes vazios, incluindo o que você havia pensando em visitar. Um deles, porém, chama atenção por estar completamente cheio e com fila de espera.

Mesmo que você ou alguém da sua família nunca tenha frequentado esse restaurante e não tenha nenhuma informação sobre ele, vocês se sentem inclinados a ir almoçar lá, e de forma intuitiva você pensa: “Se está cheio, é bom”.

Agora, ficam as perguntas:

  • Quantas situações como essa não vivemos diariamente?
  • Por que tomamos decisões dessa forma?

E agora, a resposta:

Isso ocorre porque muitas tomadas de decisão são baseadas no gatilho mental da prova social: nós estamos o tempo todo procurando “pistas” para agir de maneira mais rápida e fácil, e quando vemos dezenas de pessoas seguindo um mesmo passo, não raramente decidimos por segui-lo também.

Por isso, no início do seu cardápio valorize dê destaque especial aos pratos com mais volume de vendas: se seu cliente perceber que muitas pessoas estão querendo determinado prato, ele também irá querer.

Crie uma chamada com títulos como, por exemplo:

  • Os Mais Pedidos
  • Nossos Campeões de Vendas
  • Os Imbatíveis

Esses títulos representam a indicação dos seus melhores pratos ou bebidas, e aumentarão as chances de que seu cliente se incline por escolher o que a maioria já escolheu.

#04 – Dê a devida atenção às imagens 

As imagens têm uma força muito grande na tomada de decisão do cliente quando o assunto é comida. Mas, cuidado: cada foto do seu cardápio deve ser de um produto real do seu restaurante e ter uma ótima qualidade e resolução. Afinal, não adianta pegar uma imagem linda da internet se, ao atender seus clientes, eles receberão na mesa algo completamente diferente.

Ninguém gosta de ser enganado. Para evitar transtornos e sustos, sua equipe deve estar bem treinada para manter nas apresentações o mesmo padrão visto nas fotos que você irá utilizar.

Dica:Coloque uma legenda abaixo da foto, com a identificação do produto.

Veja exemplos de fotos usadas no Fino Espeto, restaurante criado por Matheus Lessa:

chopp-submarino-fino-espeto

Chopp Submarino – Bar e Restaurante Fino Espeto

 

espetinho-costelinha-cordeiro-fino-espeto

Espetinho de Costelinha de Cordeiro – Bar e Restaurante Fino Espeto

 

espetinho-bruschetta-fino-espeto

Bruschetta no Espeto – Bar e Restaurante Fino Espeto

Lembre-se: O grande trunfo das imagens não é só ilustrar, mas atiçar o desejo pelo consumo de determinada bebida ou prato.

#05 – Preze pelo design do seu cardápio

cardapio-restaurante-como-criar

O design do seu cardápio deve seguir a identidade e o estilo adotados para o seu restaurante, mas só isso não basta: é preciso pensar na experiência do cliente.

Caso seu restaurante funcione só na parte da noite e possua ambientes com luz mais baixa, por exemplo, redobre a atenção em relação à fonte escolhida para os textos: nesse caso, o ideal é ter cores mais escuras nas fontes, e um fundo mais claro para facilitar a leitura. 

Dicas:

  • Para facilitar a leitura, o mais indicado é dividir os pratos e bebidas por grupos.
  • Não utilize “R$”: os preços devem estar visíveis, mas não precisam estar em destaque.  
  • Jamais coloque alteração de preços com canetas ou fitas adesivas: essa atitude dará para o cliente a sensação de que o valor foi aumentado.
  • Utilize valores fracionados, como 28,90, para passar a sensação de que os preços são mais baratos.

Não seguir dicas como essas mencionadas nesse artigo podem te custar meses ou anos de resultado, e até mesmo a falência do seu restaurante, então não espere para começar a criar a melhor versão do seu cardápio!

Para aprofundar mais seu aprendizado, participe do Treinamento Cardápio Vendedor, que te ensinará todas as táticas para criar um cardápio que aumente sua margem de lucro e crie uma conexão real entre sua marca e seus clientes.

Clique no link acima ou no banner abaixo para mais informações. Caso queira falar com a nossa equipe, estamos disponíveis aqui.

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