Nesse artigo, vamos te apresentar 7 dicas preciosas de como atrair e fidelizar os clientes do seu restaurante. Mas não se engane: atrair e fidelizar pode, muitas vezes, ser um verdadeiro desafios para um dono ou gerente de restaurante, apresentando também muitos benefícios. Afinal, um cliente satisfeito passa a recomendar o estabelecimento para amigos e familiares, fazendo assim a melhor e mais barata propaganda, que é o boca-a-boca.

As técnicas de fidelização de clientes podem abranger diferentes estratégias, desde a oferta de um ambiente confortável e acolhedor até, claro, um bom atendimento, a criação de produtos únicos e o esforço em marketing e propaganda. Nesse sentido, são inúmeras as iniciativas que você pode adotar.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto, de modo a aumentar seus lucros por meio da fidelização e chegar ao sucesso merecido.

Dicas de como atrair e fidelizar os clientes do seu restaurante

1. Tenha um ambiente agradável e acolhedor

O bem estar do seu cliente deve ser sempre a sua principal preocupação. Tendo isso em mente, busque sempre oferecer um espaço agradável, que traga conforto e tenha uma decoração que esteja de acordo com a sua proposta de cozinha, cardápio e atendimento.

Pense nos detalhes, como música ambiente de acordo com o seu perfil de público, ar condicionado para dia mais quentes, iluminação que seja condizente com a sua proposta e wi-fi para a maior comodidade de seus clientes.

2. Ofereça um atendimento diferenciado

Muitos donos de restaurantes não dão a devida importância para a equipe de colaboradores, porém esse é um ponto extremamente importante: sua equipe representa o sucesso da sua marca e do seu estabelecimento.

Mantenha seu time de atendimento motivado e engajado. É imprescindível que todos os garçons estejam sempre bem treinados e conheçam bem a política do seu restaurante, para melhor atender os seus clientes.

Essa prática é uma estratégia fundamental para fidelizar seus clientes, afinal quem não voltaria a um ambiente onde foi bem atendido, não é mesmo?

3. Pense com carinho em seu cardápio

Todo restaurante precisa desenvolver um cardápio que atraia o cliente e ofereça pratos com uma boa apresentação.

Além de ter um ótimo atendimento, você precisa investir em bons profissionais na cozinha do seu restaurante: crie pratos únicos e de sabor inigualável e treine cada garçom para conhecer bem o seu cardápio e saber apresentar bem as sugestões de acordo com que o cliente deseja.

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Uma comida saborosa somada a um bom atendimento poderá transformar esse momento em uma excelente experiência para o seu cliente. E sabemos que um cliente satisfeito pode ser sua melhor e mais barata opção de marketing: com o crescente uso da internet, páginas de avaliação de estabelecimentos e recomendações nas redes sociais desempenham um papel importante na escolha de um restaurante.

4. Incentive o seu cliente a voltar mais vezes ao seu restaurante

Os famosos cartões de fidelidade podem ser extremamente úteis para o seu restaurante. A nossa recomendação é que, ao planejar este tipo de ação, você leve em conta as características do seu público para verificar a melhor forma de operacionalizá-la. O cartão de fidelidade pode ser oferecido na forma de um cartão impresso ou magnético, check-ins online no Facebook , cupons de desconto para a próxima visita ou cadastro no site.

A ideia é incentivar o cliente a retornar a seu estabelecimento, oferecendo vantagens de acordo com seu consumo. O que importa neste tipo de ação é escolher os benefícios certos para o seu público, que podem ser, por exemplo, descontos, pratos predefinidos ou à escolha do cliente.

A mudança do modelo tradicional de venda por demanda, pela venda recorrente, ou seja, programada, lhe trará um grande diferencial e uma ótima oportunidade de aumentar significativamente seu faturamento através de vendas “programadas” e vantagens aos seus clientes, como: brindes, descontos, bônus e etc.

5. Trabalhe com promoções no seu restaurante

Outra forma de atrair e fidelizar clientes é com promoções dos pratos mais pedidos, combos com bebidas ou ofertas de sobremesas. É importante que você leve em consideração os hábitos de consumo do seu público na hora de definir as suas promoções e estabeleça dias estratégicos para oferecê-las.

Elas irão ajudar a manter um fluxo ativo de pessoas no seu estabelecimento em dias de pouco movimento.

6. Use bem as redes sociais

Tão importante quanto ter seu perfil nas redes sociais para divulgar sua empresa é se lembrar de fazer a manutenção diária da página, publicando conteúdo com frequência e respondendo às mensagens, principalmente as críticas, pois demorar em responder uma crítica pode influenciar outros clientes negativamente.

O primeiro passo é fazer com que sua página seja encontrada por seu público alvo, seja organicamente ou de forma patrocinada. Aproveite os cartões de fidelidade e a divulgação de promoções para apresentar a página de seu estabelecimento nas redes sociais.

Além dos sites especializados em restaurantes, redes como o Facebook oferecem um espaço dedicado para inserir comentários e avaliar um estabelecimento com estrelas, em uma escala de 1 a 5.

7. Peça um feedback para seus clientes

Incentive seus clientes a apresentarem sugestões e críticas por meio de um canal direto, seja um formulário de pesquisas próximo do caixa, e-mail do SAC ou uma área em seu site reservada à comunicação. O mais importante, nesse caso, é que o cliente receba uma resposta em curto prazo.

Analisando o conjunto de sugestões e reclamações apresentadas em um determinado período, você poderá melhorar os processos do seu restaurante, verificar itens que precisam ser modificados, valores que precisam ser revistos ou ocorrências que precisam ser evitadas. Com base nesta pesquisa, também é possível estruturar treinamentos específicos para os colaboradores e gerentes do seu restaurante.

Aplique no seu restaurante essas sete estratégias e verá como vai conseguir atrair e fidelizar mais clientes obtendo um maior retorno financeiro com aumento dos seus lucros e também maior sucesso para o seu estabelecimento.

Voltando às redes sociais: não deixe, também, de aprender como utilizar o Instagram como seu melhorar aliado na busca por atração e fidelização: com o Treinamento Instagram Vendedor você aprender com os melhores mentores do mercado a transformar cada novo cliente em um verdadeiro fã da sua marca!

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