Não é de hoje que o WhatsApp para restaurantes faz sucesso. Entenda que não estamos falando de um produto desenvolvido especificamente para esse mercado, mas sim do uso da ferramenta por empreendedores que descobriram todo o seu potencial e desde então vêm obtendo ótimos resultados.

Se você também quer aprender a utilizá-la para atrair clientes para o seu restaurante e inserir seu estabelecimento em um novo contexto, onde a tecnologia atua como sua aliada, continue conosco nesse artigo.

Utilize o WhatsApp para restaurantes de forma profissional

Quando falamos de utilizar o WhatsApp para restaurantes muitas pessoas acreditam que se trata de inserir o próprio aplicativo já instalado no celular para começar uma interação com os clientes, mas não é bem assim.

Mesmo que isso seja feito pelo proprietário e/ou gerente, é uma forma MUITO errada de agir em termos de marketing e até mesmo da seriedade que se deseja passar.

Uma vez que a ideia é se comunicar de forma profissional através dessa ferramenta, nada mais correto do que utilizar justamente a versão PROFISSIONAL da mesma: o WhatsApp Business, criado para ajudar no dia a dia de diversos negócios.

Potencializando os recursos do WhatsApp como o conhecemos, a versão business conta com vantagens como segmentação de contatos por etiquetas, tornando mais fácil a tarefa de atingir somente perfis específicos em suas ações, e inserção de informações profissionais no perfil, como endereço e telefone.

Você pode saber mais sobre o WhatsApp Business e começar a usar agora mesmo clicando aqui.

4 estratégias para atrair mais clientes utilizando o WhatsApp para Restaurantes

Agora que você já sabe a ferramenta correta para começar a colher os benefícios do WhatsApp para restaurantes, vamos à parte mais interessante: as estratégias que podem ser adotadas para atrair clientes.

Aliás, vale ressaltar aqui que essas estratégias irão te ajudar a também fidelizar os clientes que você já possui. E o melhor: praticamente de graça, com pouco ou nenhum investimento.

Vamos às dicas de estratégias:

Ofereça atendimento via WhatsApp

Quem nunca teve problema com a linha telefônica, não é mesmo?

Se você ainda não passou por isso em seu restaurante, infelizmente poderá passar um dia, e nesse momento o WhatsApp será seu melhor amigo. Ofereça atendimento também por ele e poderá tirar diversas dúvidas de diversas pessoas, que podem estar precisando apenas de um empurrãozinho para se convencerem de que vale a pena conhecer seu estabelecimento.

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E esse empurrãozinho pode ser justamente esse cuidado no atendimento e em estar disponível em outros canais.

Crie listas de transmissão

De todos os recursos que podem ser utilizados no WhatsApp para restaurantes, as listas de transmissão são os melhores, sem dúvidas!

Mas se você realmente quer atrair clientes, precisa criar uma lista que realmente atraia e convença as pessoas a participarem dela. O que muitos restaurantes fazem é utilizar tais listas somente para divulgar o cardápio do dia e promoções, mas é possível agregar muito mais valor com conteúdos diferentes.

Esses conteúdos podem ser o que você quiser, desde que façam sentido e realmente tenham a ver com seu público-alvo. Por exemplo: quem for pela primeira vez em seu estabelecimento e salvar o número na agenda receberá toda semana uma receita diferente criada pelo seu chef, além de participar de promoções exclusivas.

Simples, não é mesmo?

Pense em sorteios diferentes

Sorteios são atrativos por si só, por isso podem perfeitamente compor a dica acima.

Eles não precisam ser tão frequentes, mas, mesmo que esporádicos, ajudarão a atrair mais pessoas para a sua lista e, claro, para o seu restaurante. Afinal qualquer pessoa gosta de estar perto de uma marca que cria ações constantes.

Ofereça benefícios para quem levar mais pessoas para a lista

E, por falar em ações e fidelização, pense também em benefícios para quem já faz parte de sua lista de transmissão e a indica para outras pessoas.

Caso alguém envie mensagem informando que “fulano” indicou, as duas pessoas podem ganhar uma bebida grátis na próxima visita.

E quanto ao que NÃO fazer?

Essas foram nossas dicas de algumas estratégias que você pode adotar ao utilizar o WhatsApp para restaurantes.

Também é importante, porém, que você fique ciente do que NÃO deve fazer.

Se leu a palavra “WhatsApp” e pensou em criar um grupo de clientes, por exemplo, delete essa ideia da sua mente, pois definitivamente não é algo profissional e pode gerar mais estresse do que resultados.

Evite também ser uma “máquina de spams” e ficar enviando conteúdos que seus clientes definitivamente não desejam ver. Foque apenas no necessário, tomando sempre o cuidado de não incomodar para não ser bloqueado.

E aqui resgatamos a questão da segmentação por etiquetas, mencionada no começo: se você sabe que determinadas pessoas não querem receber o cardápio do dia, mas sim as promoções, marque-as com uma etiqueta específica ou crie uma lista de transmissão só para elas. Assim não enviará esse conteúdo por engano.

Outra dica tão importante quanto é a de JAMAIS enviar mensagens para quem não lhe deu permissão. Mas, se tratando do WhatsApp para restaurantes com base na versão business, que é a correta, esse risco se torna menor. Afinal, só entra para a lista de transmissão quem de fato salvou seu número, e só salva seu número quem deseja manter contato, certo?

Bem… Certo, mas nem tanto: por via das dúvidas, sempre pergunte antes de adicionar cada pessoa à lista.

De qualquer forma, atrair e fidelizar clientes se tornou muito fácil com o uso dessa ferramenta, concorda? É uma tarefa que, como qualquer outra, exige dedicação, mas os resultados são sempre animadores.

E se você ainda não está com o seu restaurante em funcionamento, ou mesmo se está, mas quer saber mais sobre todas as áreas e possibilidades de aprendizado nesse meio, temos outra indicação: o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso.

Você pode saber mais sobre ele clicando no link acima ou entrar em contato para que nossa equipe te passe mais informações, mas já adiantamos: ele foi pensando para quem quer realmente ter um restaurante de sucesso, e aborda tanto os pontos essenciais para a abertura quanto os demais, como marketing, que foi assunto desse artigo.

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