Vamos supor que você possui um restaurante em uma cidade, região ou até mesmo bairro conhecido por sua variedade de negócios dentro desse segmento de alimentação e bebidas. Parece perfeito, afinal os clientes encontrariam tudo que precisam em um só lugar, correto? Mas essa “perfeição” pode, às vezes, vir com um problema: as áreas com grande volume de negócios dentro do mesmo segmento exigem dos gestores mais esforços no que diz respeito a se destacar dos concorrentes e atrair a atenção dos seus futuros clientes.

Nesse contexto, ter um bom cardápio ou oferecer um serviço de atendimento amigável é importante, mas não é suficiente.

É preciso, também, que você entenda os pontos fortes do seu negócio e adote medidas para potencializá-los ainda mais, e é sobre isso que esse artigo trata.

Conheça, no tópico abaixo, 5 ideias práticas nesse sentido.

Ideias essenciais para se destacar dos concorrentes

Todas essas ideias são baseadas em perguntas que você deve se fazer para levar seu restaurante ao sucesso.

Confira:

1 – Qual é o propósito da sua marca?

Segundo a Wikipedia, Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

proposito-de-marca

Se o seu restaurante está em atividade, você provavelmente já tem uma identidade de marca básica para ele. Mas, uma vez que o negócio já está em andamento, é preciso aprimorar a marca criada, mesmo que essa nem sempre seja uma tarefa prazerosa para a maioria dos empreendedores.

Faça um esforço nesse sentido e lembre-se que essa marca precisa representar todo conceito e o diferencial desse negócio. Isso significa abraçar seu orgulho de propriedade: se sua equipe é ótima no que faz e você está genuinamente confiante na experiência que está oferecendo aos clientes, isso se traduz em solidificar sua marca.

Lembre-se, também, que querer agradar a todos não é o melhor caminho, como dito nessa frase: “O segredo do sucesso é difícil de se encontrar, mas o do fracasso com toda certeza é querer agradar a todos”.

Portanto, não tenha medo de ser um restaurante de nicho, se essa é de fato sua ideia principal, pois diluir sua marca não trará mais clientes. Foque no seu público alvo e construa toda sua comunicação de marca em torno do seu conceito.

Para se aprofundar mais nesse assunto tão importante, leia também: 3 dicas para escolher o nome do seu restaurante

2 – Você estudou a fundo o seu cardápio?

Você já parou para pensar que a construção de sua reputação pode estar ligada diretamente ao que é oferecido no cardápio do seu restaurante?

Se você tem muitas opções no seu cardápio e todas elas são de cozinhas e estilos diferentes, sua marca vai simplesmente ficar confusa na cabeça dos seus clientes, e isso definitivamente não é o que queremos.

Cada cliente precisa lembrar da sua marca e associá-la diretamente a um determinado tipo de comida: se isso não acontecer, pode ter certeza de que você estará perdendo terreno para a concorrência.

Afinal, um cardápio muito “inchado” não só dificulta a decisão dos clientes, como também torna difícil, para eles, entenderem o que você é como restaurante.

E, se as pessoas que frequentam o seu espaço não conseguirem descrever claramente o seu cardápio para seus amigos ou familiares, será muito mais difícil para você se destacar entre os seus concorrentes.

3 – Qual é a especialidade do seu restaurante?

Essa pergunta anda de mãos dadas com as perguntas acima, afinal, você precisa descobrir quais partes do seu cardápio são as mais especiais e, em seguida, trazer esses itens para o primeiro plano da sua marca.

Não se trata apenas de descobrir o que sua cozinha faz bem – porque é claro que você está mirando todo o seu cardápio para ser delicioso em todos os sentidos – mas sim encontrar os itens que realmente se destacam, perceber em qual nicho de enquadram e refletir sobre o que seu restaurante faz de tão especial que nenhum outro pode fazer.

Talvez seja aquela sua receita de vó que ninguém mais conhece, ou uma caipirinha de vinho que parece algo de outro mundo… O que você precisa é ter algo que seja único no seu restaurante, e vender essa ideia para seu cliente.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender como um simples produto é capaz de fazer toda a diferença:

Pode levar algum tempo para você encontrar o seu “produto especial”, mas tudo bem, faz parte do processo e seu restaurante não deve parar de funcionar por causa disso

Mas, quando você encontrar esse prato ou bebida campeão de pedidos, não deixe de mergulhar de cabeça no marketing: crie ações internas e externa e faça com que as pessoas queiram visitar seu restaurante apenas para experimentar seu “item especial”.

4 – Como aumentar a força do seu restaurante diante da concorrência?

É fácil para as pequenas empresas locais na indústria alimentícia se verem em desvantagem, particularmente em comparação a franquias e restaurantes maiores. Mas saiba que esse definitivamente não deve ser o impedimento para o seu sucesso.

Muito pelo contrário: a sua força pode estar justamente no fato de “ser menor”. Existem, por exemplo, pequenos restaurantes espalhados pelo Brasil que servem comidas e bebidas que você não consegue encontrar em nenhum outro lugar do mundo, e esse pode ser um grande diferencial também para a sua marca.

Se orgulhar de seu status como uma pequena empresa é ótimo primeiro passo para aumentar sua força e se destacar dos concorrentes, mas não deixe também de mostrar para sua equipe o quanto isso é importante para construção de um negócio de sucesso.

São ações como essas que constroem um time de sucesso e um atendimento acima da média. E essa atitude confiante atinge seus clientes de uma maneira que você nem imagina: as pessoas querem apoiar empresas locais, mas elas querem especialmente apoiar empresas que adicionam algo especial às suas vidas.

5 – Como criar ações de fidelização no seu restaurante e se destacar?

E é impossível falar de fidelização de clientes sem citar os programas de fidelidade, que hoje vão muito além do famoso cartãozinho que a cada “x” preenchimentos permite que o cliente ganhe um prato ou bebida de brinde.

Mas, independente do tipo de programa de fidelização adotado, é preciso sempre ter em mente que o foco desse tipo de ação deve estar sempre na experiência do consumidor e suas reais necessidades

Envolva o seu cliente nessa jornada ouvindo o que ele tem a dizer: faça pesquisas, descubra quais são suas necessidades e crie ações de fidelidade para supri-las. Com toda certeza você estará a largos passos à frente dos seus concorrentes e terá sempre um restaurante cheio de clientes felizes e satisfeitos com a sua marca.

Conclusão: ter um diferencial, ligado à inovação e muito trabalho, é a chave para fazer seu restaurante se destacar dos concorrentes!

Então, reflita: com todas as opções de estabelecimentos que existem no mercado, o que você, como dono ou gestor de restaurante, pode fazer para convencer seu público-alvo a escolher sua marca?

Comece reforçando seus pontos fortes e diariamente tente melhorar os pontos fracos,  com foco na qualidade e na excelência. E, claro: busque sempre oferecer o que a concorrência não tem!

Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato: estamos aqui para te ajudar.

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