De tempos em tempos, é muito importante que todo dono de restaurante tenha como foco aprender sobre assuntos que não são necessariamente voltados para o seu negócio. A inteligência emocional é um desses assuntos, sobre o qual falaremos a seguir, no decorrer desse artigo.

Você já ouviu falar sobre ele?

Sabia que são inúmeros os benefícios que ele apresenta, e que pode melhorar os resultados do seu restaurante?

Continue a leitura para saber mais.

O que é inteligência emocional e por que ela é importante para donos de restaurante

Sabemos que, em um primeiro momento, entender sobre inteligência emocional pode não parecer uma prioridade para você. Na verdade pode nem mesmo parecer uma tarefa que venha a ter importância algum dia, porém esse “entendimento” certamente fará toda a diferença na sua jornada.

Aliás: faça uma pesquisa rápida e poderá encontrar grandes empreendedores que enxergam valor nesse assunto e entendem que, sem ele, não chegariam até onde chegaram. Mas, afinal, o que vem a ser inteligência emocional?

A resposta não poderia ser mais simples: de forma resumida, trata-se de reconhecer suas emoções e saber avalia-las, estuda-las e controla-las da forma correta. Ou seja: descobrir quais são e saber lidar com as mesmas, de forma inteligente.

Pense um pouco: você conhece alguém que tende a sentir raiva “do nada” em momentos simples, como fechar um negócio com um fornecedor, ou que se desespera na hora de avaliar os resultados que teve após um dia de trabalho, a ponto de não conseguir pensar de forma clara sobre o que deve ser feito no dia seguinte?

São dois exemplos bem simples, mas que retratam muito bem a FALTA da inteligência emocional e a incapacidade de saber lidar com o que se sente.

E é justamente aí que essa inteligência se torna tão importante também para os donos de restaurante e pode melhorar os resultados obtidos: você lida com inúmeras emoções a todo momento, principalmente por ter que equilibrar vida pessoal e vida emocional e, ainda, prezar por criar a melhor experiência para os seus clientes.

Logo, saber como agir em suas decisões, sem deixar a emoção do momento atrapalhar, é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

Veja, a seguir, outros benefícios que a inteligência emocional oferece para quem a utiliza, e que com certeza irão te ajudar em sua rotina como empreendedor.

4 benefícios que a inteligência emocional proporciona

Clareza na tomada de decisões

Por mais que você tenha um sócio e um bom gerente em seu restaurante, com certeza, ainda assim, será responsável por tomar muitas decisões importantes. E isso não pode ser feito de qualquer forma, concorda?

E com a inteligência emocional sendo trabalhada da forma correta toda decisão poderá ser tomada com cautela, sem que nenhum sentimento, momentâneo ou não, interfira.

Melhor liderança

Como dono de um negócio, você automaticamente se torna também um líder, e certamente sabe que tal função deve ser desempenhada com foco nos resultados que se deseja e, claro, nas pessoas que contratou.

Isso também significa que a liderança deve ser justa e, mais uma vez, suas emoções pessoais devem ser controladas para que suas ações a esse respeito não afetem negativamente a equipe.

Gerenciamento de conflitos

E nesse ponto estamos nos referindo a todo tipo de conflito que possa surgir e que esteja ligado à sua gestão de alguma forma, incluindo os voltados para sua vida pessoal.

Conhecendo suas emoções e sabendo como trabalhá-las de forma inteligente, você conseguirá resolver cada um deles da melhor forma possível.

Impulsos controlados

Um colaborador fez alguma coisa que você não gostou e sua primeira ideia foi demiti-lo.

Um cliente se mostrou descontente com algo e, no calor do momento, como forma de agradá-lo, você pensou em deixar o que ele consumiu completamente por conta da casa.

Determinado ingrediente está diminuindo rapidamente e, ao descobrir uma promoção relacionada ao mesmo, sua ideia foi comprar o máximo possível para estocar.

Bem… Obviamente que cada caso é um caso, e esses são apenas exemplos, mas em cada um deles agir por impulso certamente poderá, na verdade, te trazer ainda mais problemas.

Apresente esse assunto aos seus colaboradores e tenha resultados ainda mais significativos

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar em seu restaurante, é preciso entender outro ponto importante ao qual ela diz respeito: as emoções das pessoas ao seu redor.

Sim: uma inteligência emocional bem trabalhada também significa, entre tantas coisas, ter empatia pelos demais. Mas, como líder e empregador, você pode ir além de simplesmente buscar entender e respeitar as emoções de seus colaboradores: apresente a eles o assunto tema desse artigo, e ajude-os a se conhecerem melhor e crescerem como profissionais.

Nada impede, inclusive, que você contrate um profissional para ajuda-los nessa jornada, mas pequenas atitudes do dia a dia, partindo de iniciativas suas, já serão suficientes para começar.

Por exemplo:

Dê liberdade para que todos possam se expressar

Certamente cada colaborador tem muito para oferecer em termos de sugestões de melhorias nos processos do restaurante, afinal lidam com tais processos diariamente.

Não seja o tipo de líder que intimida, e dê liberdade para que cada um contribua com dicas, ideias e críticas.

Trabalhe a autoconfiança

Mas, nesse caso, não em você.

Estimule cada pessoa a acreditar nela mesma e em sua capacidade de, por exemplo, resolver problemas sem ter que recorrer a você a todo momento.
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Estimule a Análise Comportamental

E se ao final de cada dia seus colaboradores fossem estimulados, por você, a analisarem as emoções que tiveram e como elas ajudaram ou atrapalharam no trabalho? Essa análise, aliás, deve envolver ainda as formas como cada pessoa agiu diante de cada emoção.

Assim cada um conseguirá conhecer melhor a si mesmo, e identificar como pode melhorar para não atrapalhar os demais e alcançar os resultados que o restaurante precisa.

Viu como um assunto que aparentemente não tem nada a ver com a alimentação fora do lar na verdade é de extrema importância?

Temos certeza de que a inteligência emocional irá fazer toda a diferença na sua vida e no seu restaurante, desde que realmente seja bem trabalhada.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas como essa e, para saber ainda mais sobre o assunto, leia esse conteúdo da Sociedade Brasileira de Coaching.

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