Se você chegou até esse artigo, é por que provavelmente descobriu que deve saber como desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante. Mas, afinal, como e por que isso deve ser feito?

São essas as perguntas que iremos responder, e para descobrir as respostas basta continuar a leitura até o final.

Antes, é preciso que VOCÊ seja um bom líder

Antes de querer saber como desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante, porém, é preciso que você saiba ser um bom líder, caso contrário não será capaz de causar a inspiração necessária em todos que estão ao seu redor.

Provavelmente você já ouviu falar muito sobre isso, mas achamos importante reforçar que ser um LÍDER é extremamente diferente de ser CHEFE, por que:

Sendo um líder…

Você motiva, inspira, se preocupa com o crescimento dos demais e não só com o crescimento do seu negócio. Entende que liderar significa, entre outras coisas, se relacionar e a partir disso criar bons resultados.

Sendo um chefe…

Você apenas dá ordens, focando sempre em números, lucratividade e no negócio em si, sem dar o devido valor à força humana que existe por trás dele. Não é capaz de formar outros líderes, pois as demais pessoas pouco ou nada conseguem aprender com você nesse sentido.

E então, em qual dos dois perfis você se encontra hoje? Caso seja no segundo, busque primeiro desenvolver habilidades de liderança em VOCÊ, para então passá-las aos demais membros de sua equipe.

Por que desenvolver habilidades de liderança nos membros da sua equipe

Tendo entendido a diferença entre ser um chefe e um líder, falta entender por que é tão importante desenvolver as habilidades de liderança em sua equipe, o que talvez ainda não esteja claro para você, mesmo sabendo que isso deve ser feito.

Falamos acima sobre inspirar pessoas, e esse é um dos principais motivos: você estará formando novos líderes, que serão bons para os demais assim como você foi para eles. Além disso, terá muito mais confiança em deixar seu restaurante aos cuidados dos seus funcionários.

Imagine, por exemplo, passar por algum período conturbado no qual não consiga estar presente todos os dias… Se sua equipe tiver as habilidades certas desenvolvidas, não será preciso se preocupar sobre tudo estar sob controle ou não, pois com certeza estará.

E se engana quem acredita que somente o gerente deve ter essas habilidades: busque trabalhá-las com literalmente toda a sua equipe, pois essa iniciativa fará toda a diferença no seu negócio e na vida de cada colaborador.

Mas como isso deve ser feito? Veja no próximo tópico.

3 dicas de como desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante

Incentive o aprendizado constante

É muito importante que seus funcionários entendam o máximo possível sobre seu negócio e sobre os setores nos quais irão atuar, mas também devem compreender que para quem deseja ser um bom líder o aprendizado deve ser constante.

Incentive-os a estudar tudo que acharem conveniente, seja sobre liderança, sobre a área em que atuam ou outros assuntos, visando melhorar SEMPRE.

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Fale sobre a importância de ser uma pessoa flexível

Um líder se relaciona com diversos tipos de pessoas e enfrenta diversas situações no dia a dia, por isso é muito importante saber se adaptar e ser flexível, o que faz toda a diferença na hora de resolver problemas, por exemplo.

Seja um exemplo no que diz respeito ao relacionamento com os demais

Não há melhor forma de ensinar do que sendo um bom exemplo, e essa é uma ótima dica de como desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante: permita que vejam em você a forma como devem agir.

Seja um bom exemplo no que diz respeito à colaboração com os demais membros da equipe e também no que diz respeito a saber se comunicar, sempre dando maior importância ao ato de OUVIR do que ao ato de FALAR.

Aliás, outra ação que deve servir de exemplo é a forma como você delega as atividades que devem ser feitas: se soa somente como uma ordem, de forma autoritária e sem acompanhamento posterior, ou se de fato há interesse em acompanhar o que está sendo feito, de modo a ajudar o funcionário, caso tenha dificuldade, e chegar ao melhor resultado.

Ao buscar desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante, portanto, não se esqueça de mostrar a diferença crucial que existe entre delegar algo ou simplesmente “delargar”, dando uma simples ordem e não oferecendo o apoio para a pessoa responsável. Dessa forma, quando chegar a vez de alguém da sua equipe tomar a frente, você não terá que se preocupar.

Considere a diferença que existe entre liderança e vendas

Agora que você já conhece algumas dicas de como desenvolver habilidades de liderança na equipe do seu restaurante, responda: você conhece a diferença que há entre ser líder e ser vendedor?

Essa pergunta pode soar estranha, mas muitos empreendedores acreditam que uma coisa está intimamente ligada a outra, e buscam formar novos líderes na esperança de que possam melhorar suas vendas, o que é um equívoco.

Nos dois casos é muito importante GOSTAR DE PESSOAS, mesmo que isso não signifique necessariamente ter a habilidade para lidar com elas num processo de vendas, por exemplo, mas perceba a diferença crucial: enquanto quem trabalha em vendas foca realmente somente em vender, guiando seus esforços e seus relacionamentos para isso, um líder verdadeiro enxerga o macro. Ou seja: foca no desenvolvimento das pessoas, no crescimento das mesmas e em TODOS os processos chegando, assim, aos resultados esperados.

Experimente observar os líderes que você admira e poderá perceber essa diferença, e não deixe também de ver o vídeo abaixo para entender melhor o que dissemos até aqui:

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