Está mais do que na hora de você descobrir as melhores dicas de como preparar seu restaurante para as confraternizações de final de ano, e nesse artigo você conhecerá cada uma delas e poderá analisar, imediatamente, quais já pode colocar em prática.

E acredite: não se trata de uma tarefa difícil, e os benefícios são muitos se o trabalho for realmente bem feito.

Descubra mais no decorrer da leitura.

Seu faturamento agradece!

Final de ano é sinônimo de muita comemoração, o que significa que diversas famílias e também empresa e grupos de amigos estarão em busca de bons locais onde possam fazer entrega de presentes, passar algumas horas agradáveis e, claro, comer bem.

Logo, os restaurantes que souberem aproveitar a oportunidade de atrair clientes certamente terão um aumento significativo nas vendas nesse período, conseguindo atingir as metas do ano e, ainda, abater os gastos com décimo terceiro e outras despesas. Aliás, como citado nessa matéria do Hoje em Dia, espera-se que o faturamento de dezembro seja, em média, 30% maior do que os dos demais meses.

Se você também deseja obter resultado igual ou superior, confira as dicas do próximo tópico.

8 dicas de como preparar seu restaurante para as confraternizações de final de ano

Prepare seu ambiente adequadamente

Muitos donos de restaurante não abrem mão de uma boa decoração de final de ano, mas ela não deve ter mais importância do que a preparação do espaço em si.

Antes de pensar em decorar, portanto, pense em como receber todos os clientes de forma confortável, o que no contexto de fim de ano significa organizar as mesas de forma diferente, de modo a acomodar diversos grupos.

Busque conhecer esses grupos

Como mencionado no início do artigo, são diversos os grupos que irão buscar um restaurante para confraternizar, sendo imprescindível que você busque compreender as necessidades de cada um, seja um grupo de amigos, uma família ou a equipe de uma empresa.

Um exemplo: amigos de faculdade podem buscar opções gastronômicas mais acessíveis, sem muito requinte. Você conseguiria criar um menu que também possa atendê-los?

Prepare seu estoque

O ideal é que seja feita uma estimativa de quanto se pretende vender, já considerando os menus especiais e a oferta de ceia, tanto de Natal quanto de Ano Novo. Dessa forma, você e sua equipe não serão pegos de surpresa.

Tendo definido uma “meta”, é hora de checar o estoque, conversar com fornecedores e fazer as compras necessárias.

Crie promoções atrativas

Nada melhor do que boas promoções voltadas para as confraternizações de fim de ano para realmente atrair clientes. Nesse sentido, criar menus especiais com preços fechados já incluindo sobremesa e bebida é uma das melhores práticas, mas tente pensar além.

Que tal dar uma garrafa de espumante de cortesia para grupos com um número determinado de pessoas?

Faça uma boa divulgação

Sua principal meta ao descobrir como preparar seu restaurante para as confraternizações de final de ano é encher a casa, certo?

Então faça uma boa divulgação a respeito: coloque anúncios em seu site e redes sociais, invista um pouco em mídia tradicional (como na rádio de sua cidade) e até mesmo contrate influenciadores locais para falarem a respeito.

E não se esqueça: é comum trabalhar com reservas de mesas nessa época, portanto sempre deixe claro que o cliente precisa entrar em contato com antecedência.

Pense em atrações diferenciadas

Esse pode ser também um ótimo momento para firmar parcerias e levar atrações diferenciadas para os seus clientes, criando uma experiência ainda mais memorável.

Existem, por exemplo, restaurantes que reservam um espaço para servir de pista de dança na virada de ano e contratam bandas ou DJs para animar a noite, outros que oferecem queima de fogos… Tudo para fazer das duas principais noites de dezembro uma verdadeira festa!

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Considere pedidos de exclusividade

Não estranhe se alguma empresa entrar em contato perguntando se é possível fechar o restaurante em determinado dia para atender somente seus colaboradores: isso realmente pode acontecer.

Analise o pedido e os valores que estariam envolvidos, pois pode acabar valendo a pena.

Não deixe o treinamento dos funcionários de lado

Por mais que sua equipe seja treinada durante todo o ano, reforce junto a ela tudo o que é esperado de seu desempenho em dezembro.

Por ser um mês de maior movimento, é preciso mais preparo e atenção. Aliás: muitas vezes é preciso, ainda, contratar colaboradores temporários para manter a qualidade do atendimento.

Planejamento é a palavra-chave

Essas são nossas dicas de como preparar seu restaurante para as confraternizações de final de ano, e temos certeza de que todas elas serão muito úteis para te ajudar a vender mais.

Vale lembrar, no entanto, que existe uma outra dica, tão importante quanto: planejar cada etapa!

Para que tudo saia como esperado, esse planejamento deve acontecer com antecedência, bem como a divulgação: quanto antes as pessoas souberem o que você irá oferecer, mais tempo terão para tomar uma decisão e se programar tanto no que diz respeito à agenda quanto no que diz respeito às finanças.

O fim de ano é, ainda, a hora de começar a pensar nas estratégias para o próximo ano e as metas que deverão ser alcançadas, sendo fundamental considerar sua gestão financeira nesse momento.

Aliás: mesmo nesse planejamento antecipado de suas ações de final de ano essa gestão deve estar à frente, pois é através dela que você saberá se realmente possui condições de tirar algo do papel e até onde é possível ir. Muitas vezes o orçamento não permite que o local contrate atrações, por exemplo, e só é possível saber isso quando se conhece a fundo seu financeiro.

Para obter a ajuda que precisa nessa tarefa e passar a conhecer e entender tudo que entra e sai do seu caixa, conheça as Planilhas de Gestão Financeira, criadas para que o controle de suas vendas seja feito de forma prática e sem erros, o que inclui também tudo que é vendido via cartão e suas respectivas taxas.

Se ficar com dúvidas, fale conosco. E não deixe de nos contar quais são seus planos para atrair mais clientes em dezembro 😉

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