Existem diversas maneiras de aumentar o faturamento do restaurante sem necessariamente precisar fazer um grande esforço ou investimento. E muitas dessas maneiras são capazes de, ainda, surpreender e fidelizar ainda mais os clientes, como o chamado Baralho da Sorte.

Se você ainda não escutou falar sobre essa estratégia, continue a leitura desse artigo até o final e veja como algo tão simples pode ajudar seu negócio de forma poderosa.

O que vem a ser o Baralho da Sorte

Não: o Baralho da Sorte não envolve nenhum tipo de jogo de azar.

Ele, na verdade, é uma estratégia para aumentar o faturamento do restaurante com pouco esforço e também sem que seja preciso fazer grandes investimentos: basta ter o baralho em si e os “prêmios” a ele relacionados.

Veja como seu funcionamento é simples:

Partindo do pressuposto de que você deseja estimular seus clientes a gastarem mais, crie uma dinâmica na qual aqueles que consumirem um valor mínimo pré-determinado possam retirar uma carta do baralho.

Já o baralho em si deve ter todas as cartas representando algo. Por exemplo: o 2 pode significar “tente mais uma vez” e o 10 pode significar “parabéns, você ganhou um suco grátis”. Mas vale ressaltar que o ideal é deixar apenas 20% das cartas com prêmios e brindes de fato, como o suco.

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O ideal, também, é criar uma tabela para auxiliar a identificar o que cada carta significa, mas nada impede que em cada uma seja marcado seu respectivo “significado” com caneta, como aquelas de escrever em CD, que não saem com facilidade. Não se esqueça, inclusive, que o coringa também é especial nesse caso, representando o prêmio maior. Que tal oferecer uma semana de almoço grátis para quem encontrá-lo?

IMPORTANTE:

Uma vez tendo decidido utilizar essa estratégia para aumentar o faturamento do restaurante, não deixe de falar com sua equipe a respeito e oferecer um breve treinamento. É preciso, ainda, divulgar a iniciativa para que os clientes fiquem cientes e queiram participar. E nesse caso vale criar um banner para o site ou para ser colocado na entrada, informar em todas as redes sociais e até mesmo colocar displays nas mesas, podendo já incluir as tabelas nos mesmos.

No mais, tenha em mente também que se trata de algo para ser feito apenas por um período específico, e não “para sempre”. Assim será possível analisar os resultados obtidos e manter a eficácia.

Entenda melhor toda essa dinâmica no vídeo abaixo:

O Baralho da Sorte serve para qualquer tipo de estabelecimento

E não importa qual seja o tipo do seu restaurante: o Baralho da Sorte com certeza irá te ajudar a vender mais, como mencionado no vídeo que indicamos.

Caso tenha um self service no qual os clientes gastam em média R$30,00, e queira que passem a gastar R$40,00, é só aplicar a estratégia: cada pessoa que consumir esse último valor pode retirar uma carta no momento de pagar a conta. E o mesmo vale para o a la carte: no exemplo dado é possível aumentar em até 30% o faturamento apenas com essa ideia.

Ressaltamos, no entanto, que quem possui lanchonete, bar ou outros estabelecimentos voltados para alimentação fora do lar também podem se beneficiar. E é claro que, quanto mais criativos forem os brindes, maiores serão as chances de os clientes participarem dessa divertida e criativa brincadeira.

E por falar em criatividade…

Ela JAMAIS deve ficar de lado quando o assunto é aumentar o faturamento do restaurante de alguma forma.

O Baralho da Sorte é apenas um exemplo do que é possível ser feito… Você pode, ainda, pensar em promoções que instiguem a curiosidade ou mesmo colocar em prática outras ações similares, como o chamado Estoura Balão, muito utilizado por marcas de cosméticos em perfumarias e lojas que revendem os produtos.

A ideia é igualmente simples: na compra de um determinado valor, o cliente tem direito a estourar o balão e ganhar algo. Imagine os resultados que uma ação desse tipo pode dar para o seu negócio, por exemplo, no Dia dos Namorados.

Além de funcionarem como uma parte da decoração, os balões (dourados, em formato de coração ou de algum tipo que deixem o local mais bonito) podem estar “recheados” com um jantar especial, o ingresso para algum show, bebidas e brindes mais simples, como chocolate.

Leia também: Aprenda como aplicar a Engenharia do Cardápio e dobre o seu faturamento!

Não deixe de acompanhar seu financeiro de perto na hora de aumentar o faturamento do restaurante!

Todo esforço empregado para aumentar seu faturamento, porém, de pouco irá adiantar se não existir um controle financeiro que realmente funcione em seu negócio. Afinal, para querer lançar mão de estratégias para aumentar o lucro é preciso, antes, saber qual o real faturamento ATUAL e onde se deseja chegar.

Você sabe quanto entra e sai do seu caixa todos os dias?

Como é controlada cada venda via cartão, seja débito ou crédito?

E os valores relacionados às taxas dessas vendas, como é administrado?

Que tipo de controle você tem HOJE no restaurante?

Acredite: muitos empreendedores desse meio simplesmente fazem anotações em cadernos ou em planilhas simples, o que abre margens gigantescas para erros, além de tomar um tempo precioso, que poderia ser aproveitado em outras áreas.

Se você se encaixa nesse contexto, ou não soube responder às perguntas acima, conheça as Planilhas de Gestão Financeira, de uso simples e automatizado, permitindo que, em poucos cliques, o financeiro do seu estabelecimento seja transformado para melhor.

Junto às planilhas em si você poderá desfrutar ainda de vídeo aulas explicativas não só em relação à ferramenta, mas também em relação à importância de manter a saúde financeira do negócio sempre em dia, com explicações dadas pelo próprio Matheus Lessa.

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