Com o “boom” dos aplicativos de pedidos e entregas muitos empresários donos de estabelecimentos ligados à alimentação ficaram com a dúvida: será que vale a pena vender pelo iFood? Existem, sim, muitas vantagens ligadas a ele, porém as desvantagens também devem ser levadas em consideração, pois podem levar um negócio à falência rapidamente.

Quer entender mais sobre o assunto, descobrir se para você vale a pena vender pelo iFood ou não e começar a inovar em suas vendas?

Então continue a leitura desse artigo até o final.

O que é o iFood afinal?

Antes de descobrir se realmente vale a pena colocar os seus produtos à venda no iFood, que tal saber o que ele realmente é?

Sim, estamos falando de um aplicativo de delivery, mas não de qualquer um: o iFood atua em mais de 400 cidades brasileiras, encabeçando a lista dos apps mais famosos do Brasil nesse segmento.

Sua essência segue a de muitos concorrentes: permitir o cadastro de dezenas de estabelecimentos para que as pessoas possam fazer seus pedidos e recebê-los sem precisar sair de casa. Logo, parece que PRATICIDADE é a palavra que rege a experiência para todos os envolvidos, mas será que realmente é assim?

Que o iFood realmente otimiza o tempo de centenas de pessoas todos os dias nós sabemos, mas avalie no próximo tópico todas as vantagens e desvantagens sobre o assunto.

Vale a pena vender pelo iFood? Conheça as vantagens e desvantagens

Vamos começar pelas vantagens:

Facilidade de implantação e uso

Um cadastro no iFood é criado em pouquíssimos minutos, e a aprovação também não costuma demorar.

Basta informar alguns dados básicos, como nome do estabelecimento, endereço e telefone, aguardar ser aprovado e começar a vender. Bem simples, não é mesmo? Claro que, antes disso, é preciso baixar o aplicativo para que todas as funções possam ser utilizadas também em poucos cliques.

Aliás, toda mudança que precisar ser feita posteriormente também não irá representar nenhuma dificuldade, é algo realmente intuitivo e de uso simples.

Segurança no pagamento

Você já teve problemas com máquinas de cartão ou teme passar por isso?

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Bom, uma das vantagens de vender pelo iFood é ter a segurança de que não irá deixar de receber por nenhuma pedido, pois o pagamento é feito diretamente no aplicativo. Acredite: é a maior empresa de delivery que existe atualmente no país, ela não irá te deixar na mão.

Aumento nas vendas

Todo delivery visa facilitar a rotina dos clientes. Logo, se seu estabelecimento está em um aplicativo que permite fazer pedidos sem sair de casa, com certeza acabará atraindo mais pessoas para a sua marca e gerando mais vendas.

Pensando por esse lado vale a pena vender pelo iFood, sem citarmos também a visibilidade que ele dá a todos os negócios cadastrados, uma vez que as buscas são feitas por tipo de culinária, por exemplo, e seu estabelecimento pode ser encontrado rapidamente.

Agora, vamos às desvantagens:

Pagamento de comissão

Obviamente esse tipo de serviço está atrelado a algum pagamento por parte de cada estabelecimento cadastrado, e nesse caso é a comissão que deve ser paga em cima de cada pedido, o que pode chegar aos 20%.

Se o volume de vendas for realmente alto esse não chega a ser um problema, mas se for o contrário você poderá não ver muito lucro vindo do aplicativo.

Dependência total da internet

Imagine um final de semana no qual o seu estabelecimento fique sem energia ou sem o acesso à internet…

Imaginou? Pois bem: suas vendas nesse caso simplesmente não irão existir, pois o uso do iFood está intimamente ligado ao acesso à internet. E essa é, sem dúvidas, uma das maiores desvantagens enfrentadas por quem se cadastra.

Muita concorrência

Outro ponto negativo é a vasta concorrência encontrada no aplicativo, mesmo considerando uma região pequena, como um único bairro.

Do mesmo modo que você, todos os demais estabelecimentos de sua cidade podem estar cadastrados no iFood. Claro que o cliente sempre irá escolher o que lhe parece ter maior custo benefício e valor agregado, mas as chances de você ser escolhido não são necessariamente grandes.

Concluindo…

Sim, vale a pena vender pelo iFood, mesmo com as desvantagens que citamos até aqui, mas há também outras opções que vêm sendo adotadas por empresários, como criar um delivery próprio.

Por exemplo: para se cadastrar no iFood você antecipadamente já precisa ter um motoboy, então por que não aproveitá-lo para fazer entregas solicitadas em seu próprio app?

Para muitos tem compensado mais investir nessa solução do que pagar uma comissão mês a mês. Outra vantagem encontrada com essa iniciativa é ter maior controle em relação à lista de pessoas que compram com você, o que simplesmente não existe nos apps alheios.

Com isso é possível pensar em estratégias de fidelização, criação de promoções e muito mais.

O que mais você deve saber antes de cadastrar seu estabelecimento

Mas, independente da sua escolha (se cadastrar em um aplicativo de delivery ou criar o seu próprio), é MUITO importante ter a consciência de que sem uma boa gestão financeira os resultados não irão surgir.

Você já possui algum tipo de controle desse sentido em seu restaurante?

Saber exatamente o que entra em seu caixa dia a dia, incluindo através das vendas por cartão, é essencial para criar previsões relacionadas à lucratividade, determinar quando é interessante criar uma promoção para bater as metas do mês, entre outras coisas. E se já é importante “off-line”, imagine quando se trata de aplicativos, principalmente os gerenciados por terceiros… O cuidado precisa ser muito maior.

Para te auxiliar na gestão de seus números nesse contexto utilize as Planilhas de Controle Financeiro, pensadas para quem precisa gerenciar o caixa de forma impecável como forma de manter a lucratividade e evitar imprevistos financeiros.

Quer saber mais sobre elas? É só clicar no link acima, e se houver qualquer dúvida basta entrar em contato para falar com alguém da nossa equipe.

Lembre-se: mesmo sabendo que a vale a pena vender pelo iFood, sem o controle correto os resultados não irão aparecer.

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