O recebimento de mercadorias em restaurantes é um assunto que deve ser do domínio de qualquer dono de um estabelecimento desse tipo, e também das pessoas responsáveis por ele de alguma forma, como o gerente, ou mesmo por alguma área específica, como compras. Você se encaixa em um desses perfis? Se sim, saiba que esse artigo foi feito para você!

Conheça a seguir 5 dicas a respeito, que você deve seguir à risca para evitar problemas posteriores ao recebimento. Muitas delas são bem simples, mas acredite: não é raro não serem colocadas em prática, principalmente por conta da correria do dia a dia.

As dicas para recebimento de mercadorias em restaurantes que você não deve deixar de seguir

Dica 1: verificar o estado da embalagem

E isso é válido para toda e qualquer embalagem, independente do seu material.

Ao comprar sacos de arroz, por exemplo, verifique se não possuem furos, enquanto as latas não devem estar estufadas ou enferrujadas. Em NENHUM caso você deve receber embalagens que já estejam abertas.

Dica 2: não deixar de se atentar à data de validade

Outro ponto extremamente importante ao qual você deve prestar atenção enquanto avalia as embalagens de suas mercadorias é a data de validade de cada uma delas.

Da mesma forma que embalagens já abertas não devem entrar em seu estoque, aquelas que estão vencidas também não devem ser aceitas.

Dica 3: verificar o aspecto da mercadoria

Além da validade e da embalagem, no recebimento de mercadorias em restaurantes também é preciso verificar o aspecto de cada produto, em inúmeros sentidos, como cor, cheiro e frescor.

As verduras, por exemplo, devem ser frescas, bem como as carnes e os peixes. Esses últimos, especificamente, não podem estar com a pele ressecada ou com coloração fora do comum.  Caso estejam, é sinal de que não são produtos frescos e, portanto, não devem ser consumidos.

Dica 4: se atentar à temperatura

Você sabia que os ovos que compra devem sempre estar em temperatura ambiente no recebimento? E que os peixes devem chegar ao seu restaurante em uma temperatura de, no máximo, 5ºC? Ou que o leite nunca deve ser entregue em temperatura abaixo de 0ºC, mas que também não pode ultrapassar os 10ºC?

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Sim: muitos produtos precisam de cuidado redobrado por conta da temperatura para evitar que estraguem ou armazenem micro organismos que fazem mal à saúde.

Dica 5: não se esquecer dos documentos que devem ser entregues pelo fornecedor

Por ser tão importante a questão da temperatura, é comum que, no ato do recebimento de mercadorias em restaurantes, o responsável receba, além da nota fiscal, documentos que atestem a procedência dos produtos e os dados de armazenamento até a entrega em si.

Nunca deixe de exigi-los dos seus fornecedores!

Leia também: Como controlar melhor as compras do seu bar ou restaurante.

E por falar em fornecedores…

Seguir as dicas acima é importante não só para que você não perca dinheiro e tempo comprando algo que pode chegar estragado ao seu restaurante, por exemplo, mas principalmente para que não seja causado nenhum mal aos seus clientes, evitando diversos problemas.

Imagine receber suas mercadorias sem fazer a devida checagem, não perceber que algum item estava fora da validade, prepará-lo e depois descobrir que o cliente que o consumiu teve sérios problemas de saúde… É uma situação pela qual NENHUM dono de restaurante quer passar, não é mesmo?

E não é preciso conferir item por item: separe uma amostragem, e já será o suficiente. Mas, além disso, se preocupe também em ter BONS FORNECEDORES, nos quais realmente possa confiar.

Faça uma pesquisa aprofundada, se possível converse com outros donos de restaurante em grupos e fóruns para pedir indicação, e se certifique de que os que você escolher estarão preocupados em realmente entender seu negócio e suas necessidades, e não focados em apenas vender. Isso será muito útil, ainda, se você quiser trabalhar com um cardápio sazonal, pois um bom fornecedor te dará as melhores dicas sobre os produtos de cada época.

Não foque apenas no recebimento, mas no controle do seu estoque como um todo

Agora, voltando à questão do recebimento de mercadorias em restaurantes: não basta só comprar de alguém de confiança e receber corretamente, pois no meio do processo entre receber e entregar ao SEU CLIENTE também deve haver MUITO cuidado no estoque em si.

Vamos a alguns exemplos de por que isso é tão importante?

Aí estão eles:

– De nada adianta você se certificar de que todas as embalagens estão intactas e limpas, se o seu espaço de armazenamento não é higienizado corretamente e não possui espaço suficiente, acabando por amassar alguns produtos.

– De nada adianta receber um peixe na temperatura correta, se na hora de colocá-lo no estoque não cuidar para que a temperatura de armazenagem até o preparo seja a recomendada pela ANVISA.

– E de nada adianta receber produtos que não estão perto da validade, mas que ficarão esquecidos em suas prateleiras e, quando finalmente forem para uso, já estarão estragados. Entendeu por que é tão importante não focar somente no recebimento em si, mas em todo o seu controle de estoque?

E é por isso, também, que você e sua equipe devem adotar a realização de inventários não só para garantir que o estique físico seja igual ao virtual, mas principalmente para identificar possíveis falhas e dar espaço para que os itens próximos ao vencimento sejam utilizados primeiro. Com isso outro grande vilão temido pelos donos do restaurante é combatido: o desperdício de produtos, que gera o desperdício de dinheiro.

Se você tem dúvidas a respeito, quer aprender a controlar melhor seu estoque, fazer compras sem erros e aprender mais sobre o recebimento de mercadorias em restaurantes, nossa dica é que conheça o Treinamento Estoque 360º, focado especificamente nesses assuntos.

Com ele você aprenderá TUDO sobre essa área vital para o seu negócio, e ainda terá acesso a bônus exclusivos, como as planilhas automatizadas para download. E se há uma pessoa focada somente em compras no seu restaurante, não deixe de compartilhar todo o conhecimento adquirido com ela, para que a gestão se torne ainda mais eficaz.

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