A instalação de câmeras em bares e restaurantes é um assunto que, por vezes, gera polêmica por conta de inúmeros fatores. Mas a verdade é que essa instalação não só contribui para a segurança como um todo, como também vai além, podendo inclusive ser utilizada como um grande diferencial em seu negócio.
Continue a leitura até o final para saber mais.
Os motivos que levam à instalação de câmeras em bares e restaurantes
Quando falamos nos motivos que levam a esse tipo de instalação, imediatamente pensamos no fator SEGURANÇA que, inclusive, está ligado tanto ao próprio dono e seus colaboradores quanto aos clientes.
Afinal, quando há câmeras instaladas é possível evitar, por meio da intimidação causada pelo equipamento:
Furtos por parte dos funcionários
Infelizmente isso pode acontecer, tanto no caixa quanto no estoque, e ter câmeras estratégicas nessas áreas previne contra o furto.
Roubos realizados por terceiros
Outra situação que pode ser corriqueira para donos de bares e restaurantes que não se previnem é a que envolve roubos causados por terceiros, sendo que os mesmos também se tornam mais intimidados ao saberem que o local é vigiado de alguma forma.
Brigas
O mesmo acontece no que diz respeito aos casos de brigas diversas, principalmente quando a casa está muito cheia por conta de algum evento. Com a instalação das câmeras se torna possível identificar os responsáveis, que certamente não causarão mais transtornos.
E, claro: em todos esses contextos seus clientes se sentem muito mais seguros e confortáveis, o que é um ponto a mais a seu favor.
Porém, para que essa segurança e esse conforto sejam REAIS, é preciso se atentar a alguns detalhes, como falaremos no próximo tópico.
4 cuidados que você deve ter ao instalar câmeras em seu bar ou restaurante
Agora você já sabe que realmente existem muitas vantagens em se ter câmeras em bares e restaurantes, mas há também algumas obrigações que você não deve deixar de lado quando se trata desse assunto.
Há, inclusive, cidades nas quais a instalação dos equipamentos nesse tipo de estabelecimento é obrigatória, sendo importante verificar se isso ocorre na sua região, pois a não instalação equivale à não obtenção do alvará de funcionamento.
Feito isso, na hora da instalação em si, você deve se atentar e:
Não instalar câmeras com áudio
Seja no salão ou mesmo em áreas mais reservadas, como o escritório ou o estoque.
Não instalar câmeras em todo o estabelecimento
Áreas como os banheiros não devem, de forma alguma, ser filmadas, prezando pela privacidade de funcionários e clientes.
Não utilizar imagens sem permissão
Supondo que você queira fazer uma campanha de divulgação na qual precise de imagens internas, por exemplo, avise seus clientes e funcionários com antecedência, para que estejam cientes e, caso não concordem, simplesmente pense em outra maneira de se promover.
Colocar avisos sobre a presença de câmeras
Por fim, ainda falando sobre avisar clientes e funcionários, não se esqueça de fixar avisos sobre a presença das câmeras. Pode ser o famoso “sorria, você está sendo filmado” ou mesmo algo como “esse ambiente é monitorado por câmeras”… Não importa necessariamente sua escolha, desde que as pessoas possam saber que estão sendo filmadas.
O ideal, se possível, é colocar um aviso no salão e outro na entrada ou área de espera.
Muito além da segurança: o que mais as câmeras em bares e restaurantes oferecem
Instalar uma câmera em seu bar ou restaurante requer mais cuidados do que você imaginou?
Se sim, não se preocupe, e foque em todos os benefícios dessa iniciativa para você, sua equipe e todo o público que atendem. Vale citar, ainda, que existe outro grande benefício ganho nesse processo: a fidelização dos seus clientes.
Sim, acredite: além de se destacar dos concorrentes que não visam à segurança, você ainda pode ganhar ainda mais a confiança das pessoas que entram em seu estabelecimento ao utilizar câmeras de forma estratégica.
Há, por exemplo, restaurantes que deixam telas ligadas no salão transmitindo em tempo real tudo o que é feito na cozinha, para que os clientes possam acompanhar o preparo de seus pedidos. Ao observar o trabalho da equipe, seu cliente se sentirá muito mais próximo da sua marca, e sem dúvidas irá amar a experiência.
Se no seu imóvel não é possível deixar uma parede de vidro separando a cozinha do salão ou mesmo transformar sua cozinha em uma “ilha” para que todos possam ver o processo de criação de seus chefs e cozinheiros, vale a pena apostar nas câmeras como aliadas.
E, por falar em produção de pedidos, outra dica que não poderíamos deixar de dar e que também irá te ajudar MUITO no processo de fidelizar os seus clientes é criar um cardápio que realmente seja único, destacando ainda mais seu negócio no que diz respeito aos demais da sua região.
Isso não significa que você precisa ter criações próprias e ignorar pratos e drinks clássicos, mas tente dar seu toque de alguma forma, além de precificar cada um deles da forma correta, respeitando os seus números e o bolso do seu cliente. Não se esqueça, também, de colocar todas essas informações (itens disponíveis no seu bar ou restaurante e respectivos preços) de forma inteligente no cardápio, de modo a guiar os pedidos fazendo-os favorecer seu lucro.
Como isso é possível?
Simples: através da aplicação da Engenharia de Cardápio, que dá destaque aos pratos e drinks certos, além de apresentar cada informação de modo a encantar a todos. As fotos, por exemplo, devem ser usadas de maneira estratégica, retratando o que realmente é feito em sua cozinha e aumentando o desejo de compra.
Pode parecer que não, mas acredite: um cardápio bem feito em todos os sentidos também fideliza, e o Treinamento Cardápio Vendedor foi criado justamente para te ajudar nesse processo.
Com ele você irá, entre outras coisas:
- Aprender o que é uma Ficha Técnica e os tipos que existem;
- Descobrir como precificar corretamente tudo que vende;
- Aprender a aplicar a Engenharia de Cardápio para criar um cardápio realmente vendedor.
Quer saber mais? Então clique no banner abaixo, e se tiver qualquer dúvida converse com a nossa equipe.