A Black Friday em restaurantes também existe, sabia? Muitos empreendedores desse meio ainda não sabem o quanto podem se beneficiar utilizando essa data, por isso criamos esse artigo para falar a respeito e dar as dicas que você precisa para sair na frente da concorrência, atrair mais clientes e, claro, aumentar suas vendas.

Para conhecer cada uma delas, continue a leitura.

O que é a Black Friday afinal?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a Black Friday: trata-se de uma data que surgiu nos Estados Unidos, como forma de dar início às famosas vendas de Natal. É, porém, variável ano a ano, uma vez que ocorre sempre no dia seguinte à Ação de Graças, sendo essa comemorada na quarta quinta-feira de novembro.

Por aqui a data também ganhou fama e, embora seja focada no final de novembro, muitas empresas buscam trabalhá-la praticamente o mês todo, e entre essas empresas também estão os restaurantes.

Claro que deve haver um estudo antes de tomar a decisão de focar apenas na sexta-feira, em outros dias ou até mesmo decidir não aproveitar a data, mas uma coisa não podemos negar: trata-se de uma ótima oportunidade para ganhar visibilidade e aumentar os lucros através de preços atrativos.

Como fazer isso?

Confira o próximo tópico para descobrir 7 dicas a respeito.

7 dicas para trabalhar a Black Friday em restaurantes

Não seja conhecido por oferecer “a metade do dobro”

Para muitos brasileiros a Black Friday é sinônimo de “fraude” e de preços que, na verdade, não compensam. Inclusive não é preciso pesquisar muito para encontrar empresas que aumentam os preços em um dia para no outro voltar ao que era antes e falar que se trata de uma promoção, quando realmente não é.

E é claro que ao fazer isso ou oferecer preços que não são atrativos seu restaurante perderá a credibilidade, clientes e dinheiro, então fuja dessa prática!

Além disso, considere uma coisa importante: quem já é seu cliente conhece os preços com os quais você trabalha, e saberá identificar uma promoção falsa.

Ofereça combos

Mesmo para a Black Friday em restaurantes é possível colocar essa ideia em prática, seguindo o mesmo conceito das lanchonetes.

Nesse caso, que tal manter os preços dos pratos, mas colocar um preço mais atrativo para quem adquiri-lo junto a uma bebida e, quem sabe, uma sobremesa junto?

Ainda seguindo essa ideia, vale a pena também oferecer menus fechados para o almoço, nos quais exista um bom apelo financeiro para o consumo de entrada, prato principal e sobremesa já determinados pela casa.

Desenvolva produtos para a Black Friday

Além de trabalhar com o que seu restaurante já oferece, considere pensar em novos produtos para estarem disponíveis somente nessa data ou durante o mês de novembro.

Podem ser sobremesas, drinks ou até mesmo brindes criativos para serem dados aos clientes.

Crie promoções atrativas

E é claro que a criação de boas promoções não poderia ficar de fora dessas dicas, afinal esse é basicamente o principal foco da Black Friday.

Pode parecer difícil pensar em algo específico para o seu restaurante, mas basta pensar nas ações promocionais que você já fez ou vivenciou em outros estabelecimentos para ter ótimas ideias! E aí vai um exemplo: a cada bebida que o cliente comprar, ofereça outra igual por apenas R$1,00.

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Mas, antes de tudo isso…

Defina um objetivo

É muito importante ter definido, de forma clara, qual o seu objetivo ao aderir à Black Friday em restaurantes.

Você busca apenas atrair mais pessoas? Fidelizar os clientes que já tem? Ficar mais conhecido em sua região por agir de forma inovadora?

Encontre a resposta antes de dar o primeiro passo.

Divulgue o que será oferecido

Toda empresa que obtém sucesso com a data faz uma boa divulgação a respeito, e esse também deve ser seu foco.

Utilize as redes sociais e pague para ser anunciado nos veículos da sua cidade se achar necessário, mas também oriente sua equipe para informar os clientes sobre a ótima oportunidade que os aguarda.

Analise os resultados

E, claro, não se esqueça de analisar os resultados obtidos a fim de verificar se estão alinhados ao objetivo e se o esforço valeu a pena, inclusive financeiramente.

E por falar em finanças…

Manter uma boa gestão financeira nesse período é fundamental!

Se na rotina comum de um restaurante a gestão financeira é indispensável, durante a Black Friday ela se faz ainda mais necessária para qualquer empreendedor que deseja saber se foi ou não um bom investimento, e se será bom repetí-lo no próximo ano.

Toda promoção, por exemplo, deve ser criada com base em um estudo minucioso dos números, garantindo que não haverá perda de dinheiro. Logo, o preço de venda de cada item também deve ser bem pensado, utilizando para isso ferramentas como a Ficha Técnica, amplamente abordada no Treinamento Cardápio Vendedor.

Mas de nada adianta estudar seu financeiro e saber exatamente o preço a ser cobrado, mesmo que de forma promocional, se você não garantir também que seu estoque será suficiente para dar conta desse período.

Ter que fazer compras em cima da hora definitivamente não é a melhor saída, mesmo por que te fará gastar mais e talvez até mesmo encontrar produtos de baixa qualidade, por isso dê atenção especial a essa área, criando uma previsão de quanto espera vender. Para aprender tudo sobre esse assunto, especificamente, não deixe de conhecer o Treinamento Estoque 360º.

E chegando o dia, ou os dias, de suas vendas, retome o cuidado com seu financeiro: é muito importante trabalhar com as formas de pagamento mais utilizadas pelas pessoas, o que inclui cartão, porém o controle do que é recebido é ainda mais importante, principalmente por envolver as taxas do débito e do crédito.

Para conseguir fazer isso de forma rápida, praticamente automatizada, dando tempo à você e à sua equipe para que possam focar em dar atenção aos clientes, utilize as ferramentas adequadas, como as Planilhas de Gestão Financeira.

Como é possível notar, a Black Friday em restaurantes também pode ser um sucesso, desde que exista preparo para isso. Se precisar de ajuda para se preparar, dê uma olhada nos links das planilhas e dos treinamentos, ou entre em contato para uma conversa.

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