A oferta de água grátis é uma dúvida comum para quem possui estabelecimentos voltados para a alimentação fora do lar. E é, também, uma forma simples de fidelizar o cliente do restaurante com um investimento extremamente baixo.

Se você possui dúvidas a respeito desse assunto e quer saber como utilizá-lo a seu favor, continue a leitura desse artigo até o final.

Afinal, você é obrigado a servir água grátis em seu restaurante?

Esse costuma ser um dos maiores questionamentos de qualquer dono de restaurante: é ou não obrigatório servir água para os clientes sem cobrar por isso?

A resposta, na verdade, pode ser um tanto vaga, uma vez que uma rápida pesquisa na internet não revela nada a nível nacional. Mas em algumas localidades do país a prática de fato é obrigatória, como no Estado do Rio de Janeiro.

Por lá, a Lei Estadual 2424/1995, que possui mais de 20 anos (foi aprovada em 1995), determina que não só os restaurantes, mas também bares e estabelecimentos de atividades similares ofereçam água potável filtrada aos clientes, como citado nessa matéria do Portal Multiplix. O mesmo ocorre em Campinas, no Estado de São Paulo, com base na Lei 15.389/2017, em vigor desde fevereiro de 2017 e citada no site da Câmara Municipal de Campinas.

Nessas localidades, trata-se de um direito do cliente, cabendo aos estabelecimentos agirem de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor, podendo sofrer penalidades do Procon local caso exista alguma denúncia.

Denúncia essa que pode ser feita pelos próprios clientes caso tenham o pedido de água negado, e também caso peçam para ver o local de onde a água foi tirada, uma vez que precisa ser filtrada, e também não tenham esse outro pedido atendido.

Nesses casos, é aplicada multa, que pode ficar ainda maior para o restaurante que repetir o erro.

Por via das dúvidas, caso você não esteja nas localidades mencionadas acima, pesquise se existe alguma lei similar em sua região ou alguma lei nacional em fase de aprovação. Frisamos, porém, que não é preciso esperar que exista essa lei: adote essa iniciativa e verá que ela também é poderosa na hora de fidelizar o cliente do restaurante.

Explicamos melhor no próximo tópico.

Utilize essa iniciativa como forma de fidelizar o cliente do restaurante

Oferecer água, sendo dentro de um local específico ou não, sempre foi visto como um ato de hospitalidade e humanidade. Inclusive esse é um dos fatos nos quais as leis citadas se apoiam.

Logo, o mínimo que se espera é que as equipes e donos de restaurantes entendam isso e ajam por boa vontade, e não por medo de uma multa.

E não há motivo para se recusar a isso, visto que os benefícios obtidos são muitos, principalmente no que diz respeito à fidelização.

Por exemplo:

Aumento da credibilidade em relação à sua marca

Uma das formas mais simples de fidelizar o cliente do restaurante é agindo com gentileza e respeitando-o em todos os sentidos, principalmente em relação aos seus direitos como consumidor.

Além disso, ao deixar água filtrada à disposição, você estará mostrando também que se preocupa com o bem estar de quem escolhe fazer uma refeição em seu estabelecimento, e isso sem dúvidas apenas irá aumentar sua credibilidade.

Manutenção das vendas de outras bebidas

Sim, acredite: oferecer água filtrada gratuitamente não irá acabar com as vendas de bebidas em seu restaurante. Elas serão mantidas, e sempre há formas de colocar a criatividade em prática para deixá-las ainda maior.

Via de regra, quando uma pessoa decide fazer uma refeição fora ela busca uma experiência gastronômica completa, então certamente, mesmo pedindo água, ela também pedirá outra bebida, mesmo que seja uma água mineral engarrafada.

Garantia de que não haverá constrangimento

E é claro que, para fidelizar o cliente do restaurante, é importante garantir que ele não ficará constrangido em nenhum momento por conta de alguma atitude sua ou de sua equipe.

Ter que pedir um copo de água grátis por si só é constrangedor para muitas pessoas, agora imagine ter esse pedido negado… Não é nem um pouco agradável, não é mesmo? Aliás, fica aqui outra dica relacionada às leis que mencionamos: deixe um aviso fixado, informando da gratuidade da bebida e, se possível, também coloque o filtro em um local visível aos clientes.

Uma forma extra de lucrar

Caso não exista lei onde seu restaurante está localizado, você de fato não é obrigado a manter a gratuidade da água. Porém também não precisa se aproveitar da situação e obrigar os clientes a pagarem pela água em garrafa, que costuma ter preços mais elevados em restaurantes e afins.

Uma ideia, nesse caso, é receber os clientes de cada mesa com uma jarra de água filtrada e cobrar um valor baixo e simbólico por ela, iniciativa essa já adotada em estabelecimentos de São Paulo, por exemplo.

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E que tal aproveitar e criar uma parceria forte a seu favor?

Para poder oferecer água filtrada, é importante trabalhar com filtros de qualidade e reconhecidos no mercado, e a parceria nesse caso pode ser com uma boa marca desse nicho.

Dessa forma, sempre que os clientes perguntarem sobre o oferecimento de água, sua equipe pode informar a marca utilizada, e a marca em si pode citar seu restaurante no catálogo de clientes, também deixando ele mais conhecido. Lembre-se, porém, de buscar referências, estudar contratos e tudo mais que lhe garanta que estará fazendo a escolha certa.

Com ou sem água grátis, seu estoque de bebidas precisa estar sempre em dia

Então, reforçando: mesmo que você ofereça água filtrada gratuitamente, seja por respeito a alguma lei ou para de fato fidelizar o cliente do restaurante, as vendas das demais bebidas continuarão acontecendo normalmente.

É imprescindível, portanto, manter o controle desse estoque e gerenciá-lo da forma certa, desde o momento da escolha dos fornecedores até a venda em si. Nessa tarefa, realizar inventários e utilizar as planilhas CORRETAS são apenas alguns passos a serem seguidos, como ensinado de forma clara e profunda no Treinamento Estoque 360º.

Clique no link acima para saber mais e não deixe de cuidar dessa área tão importante do seu negócio.

Se ficar com dúvidas, fale conosco.

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