Você não tem o costume de fazer reunião diária antes de abrir seu restaurante? Pois saiba que não está sozinho: de forma geral, os empreendedores do setor não têm o hábito de se reunirem com seus funcionários para passar instruções antes de cada turno.

No entanto, fazer essa reunião é uma prática que deveria ser adotada, pois trata-se de um ingrediente essencial para a formação de grandes equipes. E, se realizadas todos os dias, essas reuniões logo se tornarão uma prática normal, e as pessoas vão se acostumar com a ideia, passando também a usar cada encontro como uma forma de se comunicar uns com os outros sobre a melhor forma de executar cada tarefa, e elevar o padrão de serviço de forma consistente, excedendo as expectativas dos clientes.

Veja, no vídeo abaixo, dicas de como uma reunião diário pode manter todos com os objetivos alinhados e criar mais conexão entre os membros da equipe.

E agora que você já conferiu o vídeo, vamos dar mais um passo!

Confira, no próximo tópico, alguns pontos importantes sobre fazer uma reunião diária antes de abrir seu restaurante.

Reunião diária antes de abrir seu restaurante: o que você deve saber a respeito

O resumo a seguir não é uma regra, mas contem sugestões de como podem ser realizadas estas reuniões:

Reuniões rápidas

Faça reuniões rápidas com sua equipe não só antes de cada turno, mas também depois.

4 ou 5 minutos já são suficientes, pois o objetivo é apenas garantir que todos estejam prontos e tenham conhecimento de quaisquer detalhes importantes, como descontos que devem ser dados, novos pratos no cardápio, itens fora de estoque, etc.

Quem deve ser incluído? 

O ideal é que o gerente e o chef (cozinheiro) passem as informações necessárias.

Toda a equipe deve ser incluída nas reuniões pré-serviço, e ao menos o gerente de plantão, o chefe de cozinha e o responsável pelo caixa na reunião pós-serviço.

Um tempo bem gasto (investimento) 

Sabemos que podem haver limitações, porém acreditamos fortemente que essas reuniões diárias representam um tempo muito bem gasto (investido),  pois por meio delas inúmeras falhas podem ser evitadas, erros podem ser corrigidos e, o mais importante: a satisfação do cliente pode ser trabalhada em sua plenitude.

As reuniões acabam com a falta de informação e/ou com a informação desencontrada.

O que deve ser dito nas reuniões pré-turno

  • Repita a importância de usar o porcionamento dos pratos no controle de custos, e a apresentação como ferramenta de marketing ( frisar sobre ter constância na apresentação dos pratos);
  • Assegure que a equipe esteja usando corretamente os pratos e utensílios de serviço;
  • Alerte a equipe de salão para que identifique possibilidades de aumentar as vendas com a oferta de acompanhamentos, bebidas e sobremesas;
  • Sugira técnicas de venda e enfatize promoções, pratos especiais, sugestões do chef, etc;
  • Divida as estações de trabalho para cada membro da equipe;
  • Conscientize os funcionários sobre todo o processo e explique a importância do controle de custos dos alimentos, e como isso os afeta;
  • Faça um resumo final sobre o estabelecimento, seus diferenciais e destaques.

O que deve ser dito nas reuniões pós-turno

  • Discuta o serviço do dia, e avalie o que correu bem e o que não funcionou;
  • Dê a sua opinião pessoal sobre o desempenho da equipe;
  • Reveja todos os comentários dos clientes, tanto positivos quanto negativos;
  • Crie um plano para corrigir as falhas que tenham ocorrido;
  • Faça um registro das perdas/sobras e comente com a equipe o que isto representa nos custos do estabelecimento;
  • Analise rapidamente as vendas e compare a produção x faturamento.

Reunião com a Gerência e Chef (Cozinheiro)

Esta reunião, especificamente, pode ser semanal.

reuniao-diaria-no-restaurante

Nela, discuta as principais oportunidades de seu restaurante, mas, para facilitar essa tarefa, antecipe uma agenda de discussão e comunique aos interessados: isso fará com que não sejam pegos de surpresa e, melhor ainda, criará a possibilidade de que tragam novas ideias e soluções para a pauta. É importante que você mantenha a equipe de comando a par do desempenho da operação, e a torne parceira no processo.

É importante lembrar, também, que reuniões não precisam ser chatas ou prolongadas. Planeje-as e faça delas o momento para disseminar informações, trocar ideias e buscar soluções.

Importante: ninguém – nem mesmo você – pode chegar atrasado às reuniões. Lidere pelo exemplo.

Se você gostou dessa dica, não deixe de acompanhar mais conteúdos em nosso blog: temos certeza que irão te ajudar!

Se ficar com dúvidas ou precisar de qualquer ajuda no que diz respeito a gerir seu negócio, fale com a gente.

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