Os esforços para aumentar as vendas do restaurante são frequentes para muitos empreendedores que lidam com esse tipo de estabelecimento, porém muitas vezes o foco está no lugar errado. Pode ser que você não saiba, por exemplo, o quanto o delivery pode ajudar na lucratividade, e por isso esteja tentando utilizar estratégias que, na realidade, irão surtir pouco ou nenhum efeito.

Então que tal entender melhor sobre o assunto e levar o delivery também para o seu negócio?

Leia mais a respeito no decorrer desse artigo.

A importância do delivery para aumentar as vendas do restaurante

O delivery, na verdade, ainda é visto por muitas pessoas como algo ligado exclusivamente às lanchonetes e pizzarias, não sendo raro encontrar até mesmo pessoas que trabalham com alimentação fora do lar e pensam dessa forma.

Mas ele também vem desempenhando um papel cada vez mais importante dentro dos restaurantes, pelos seguintes motivos:

Deixa os produtos ainda mais acessíveis

Ou seja: para o cliente, não é mais preciso ter o esforço de ir até o restaurante, sendo que o pedido pode ser feito e recebido em casa, o que ajuda até mesmo a economizar em períodos considerados de crise.

Ajuda a atrair clientes

Já para quem ainda não é cliente, existe a possibilidade de conhecer os produtos sem precisar se deslocar. Dessa forma, você consegue não só atrair novas pessoas, mas também de fidelizá-las com esse serviço.

Aumenta as vendas

E, é claro, sendo tão eficiente nesses dois pontos acima, o delivery também ajuda a aumentar as vendas do restaurante que decide trabalhar com ele.

Para isso, porém, é preciso seguir as dicas certas, como as 10 que listamos a seguir.

Dicas para aumentar as vendas do restaurante utilizando o delivery

Veja se é algo que você realmente quer ter e se tem como manter

Não é obrigatório ter delivery em seu restaurante. Mas, caso você esteja considerando trabalhar com ele, a primeira dica que deve seguir é analisar se é algo que REALMENTE QUER, e se terá como manter a operação.

Começar só por “modismo” ou para imitar a concorrência, sem ter afinidade com a operação e condições para mantê-la, é um erro.

Descubra o aplicativo perfeito para a sua necessidade

O uso de aplicativos também não é obrigatório, mas eles sem sombra de dúvidas são úteis para qualquer delivery, pois são um canal a mais de venda.

A dica, aqui, é avaliar o que cada aplicativo do mercado oferece e se há mais vantagem em se cadastrar em um desse tipo ou criar o seu próprio.

Analise quanto o aplicativo escolhido cobra por entrega

Caso decida se cadastrar em algum aplicativo, não deixe de verificar qual a taxa cobrada por ele.

Empresas desse tipo também precisam lucrar e pagar seus entregadores, portanto as taxas sempre irão existir. Cabe a você escolher a que está mais perto da sua realidade.

Determine qual a distância atendida e as demais condições de entrega

Prefere ter seu próprio aplicativo, ou mesmo planejar seu delivery de forma mais tradicional? Ótimo!

Nesse caso, não deixe de pensar em todos os detalhes da operação, como distância máxima atendida, taxa cobrada para entrega, etc.

Tenha uma equipe capacitada

Ainda seguindo essa lógica de operação totalmente própria, jamais deixe de treinar e capacitar sua equipe.

No caso dos atendentes, é preciso ter atenção em cada pedido. Já os entregadores, além de cumprirem com o tempo de entrega estipulado, precisam estar preparados para imprevistos, como atrasos que podem ocorrer, a fim de saberem lidar com o cliente e reverter qualquer possível insatisfação.

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Uma dica extra: crie uniformes para eles, assim mais pessoas conhecerão sua marca ao vê-los.

Crie um programa de fidelidade

Sim, os programas de fidelidade são úteis também no delivery, então que tal pensar em um?

E ele pode ser simples, do tipo “a cada 10 pedidos, 1 é por conta de casa”. Dessa forma, além de fidelizar o cliente, você terá a garantia real de que ele continuará comprando com você, por conta do benefício.

Foque na divulgação

O uniforme dos entregadores, mencionado acima, é uma forma de divulgar que seu restaurante tem delivery, mas essa divulgação pode (e deve) ser feita por outros meios também.

O marketing digital é um ótimo aliado para isso, principalmente no que diz respeito às redes sociais.

Pense em embalagens que causem boa impressão

Não são só as caixas de pizza que podem ser bem pensadas para surpreender os clientes: as embalagens que você irá utilizar também.

Detalhes simples, como seu logo em alto relevo, já deixam essas embalagens mais elaboradas e causam uma impressão melhor. Então, se houver a chance de fugir do comum, aproveite!

Não misture a gestão das vendas internas com a do delivery

Essa é, sem dúvidas, uma das principais dicas para aumentar as vendas do restaurante utilizando o delivery: cuidar de cada operação do estabelecimento de forma separada.

A gestão do que você vende internamente e a do que você vende para entrega não devem se misturar, até mesmo para que você consiga analisar melhor se o delivery realmente está ajudando na lucratividade.

Utilize materiais gráficos e promoções exclusivas para o delivery

Por fim, independente da forma que tenha escolhido para trabalhar com delivery (com aplicativos ou não), aproveite a oportunidade de distribuir materiais gráficos junto aos pedidos e criar promoções exclusivas para esse tipo de venda.

Que tal aproveitar o mês de novembro para celebrar a Black Friday distribuindo cupons em embalagens aleatórias, dando aos sortudos que os encontrarem um ótimo desconto para o próximo pedido?

Se prepare financeiramente para trabalhar com delivery

É claro que essa dica também não poderia ficar de fora, e merece um tópico somente para ela por um motivo simples: não basta apenas ter o dinheiro para começar a trabalhar com delivery. Também é preciso ter um controle REAL do financeiro, a fim de conhecer tudo o que entra e sai do seu caixa e analisar o quanto essa modalidade de vendas está sendo útil.

Se você ainda sente dificuldades nessa área do seu negócio, conheça as Planilhas de Gestão Financeira clicando nesse link. E, para entender ainda mais como aumentar as vendas do restaurante utilizando o delivery, basta acessar os demais links colocados nesse artigo.

Se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição aqui.

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